• CaminhaDown: ação de conscietização sobre a síndrome de down deve levar mais de 500 pessoas às ruas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/03/2019 17:25

    O Dia Internacional da Síndrome de Down será marcado, pelo segundo ano, por uma caminhada pelo centro histórico. A CaminhaDown, que acontece no próximo dia 24, terá concentração na Praça da Liberdade, às 8h30, e chegada no Palácio de Cristal.

    O evento, organizado por um grupo de pais e amigos de crianças com Síndrome de Down, reuniu no ano passado cerca de 350 pessoas. A expectativa é que 500 pessoas participem da caminhada deste ano.

    Segundo os organizadores, o objetivo do evento é mobilizar a população para a inclusão no dia a dia. Para auxiliar o público e as famílias com informações e serviços, uma cartilha, feita pela pediatra Flavia Marzullo, com orientações será distribuída no ponto de chegada.

    Mães desse grupo dividem depoimentos emocionados sobre filhos que hoje escalam até armários, quando há algum tempo ouviram de médicos que seriam mais lentos. Elas comemoram as chances que têm de promover o desenvolvimento dos filhos, mas sabem que boa parte das famílias que têm um Síndrome de Down desconhecem informações e serviços que podem fazer muita diferença em suas rotinas.

    Respeito, reconhecimento, acessibilidade, escolas realmente inclusivas, comprometimento das instituições de ensino com o aprendizado das crianças e jovens com Síndrome de Down, capacitação dos professores nas faculdades, inserção no mercado de trabalho são alguns exemplos dos direitos previstos na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e que não são, muitas vezes, respeitados.

    Realizado três dias após o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março – numa alusão aos três cromossomos presentes no par número 21, característico das pessoas com Síndrome de Down – e presente no calendário oficial da Organização das Nações Unidas e de seus 193 países-membros, o evento em Petrópolis contará com uma programação educativa, artística e recreativa diversificada e tem um samba feito especialmente para ele. As atividades serão montadas no jardim do Palácio de Cristal.

    Últimas