Casa do Barão do Rio Branco passa por reforma no terreno
Patrimônio histórico de Petrópolis, a Casa do Barão do Rio Branco, localizada na avenida de mesmo nome, vem passando por reformas. De acordo com o Governo do Estado, as intervenções são para recomposição do terreno, por meio de acerto no talude; poda de árvores e adequação na entrada dos veículos.
O imóvel foi tombado provisoriamente pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural em 1983 e, definitivamente em 1998. Atualmente, a área está em más condições. Há 10 anos, a casa foi comprada para abrigar o curso de arquitetura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que acabou sendo implementado em outro imóvel, na Avenida Ipiranga.
Saiba mais sobre a história da casa do Barão do Rio Branco
Historicamente, o local é representativo para o Brasil, já que na residência, em 1903, foi assinado o Tratado de Petrópolis, que incorporou o estado do Acre ao território brasileiro.
A residência, enquanto casa de veraneio do Barão do Rio Branco, chegou a ser visitada por pessoas ilustres, como Carlos Martins Pereira e Sousa, que participou do Ministério de Relações Exteriores e era amigo do ex-presidente Getúlio Vargas. Ao se encantar com o local, comprou o imóvel, onde sua esposa construiu um ateliê ao lado – atualmente, o local também está em péssimas condições.
A previsão para a conclusão da reforma da Casa do Barão do Rio Branco é de julho deste ano.