Consumidores vão contar com atendimento do Procon em unidade móvel
As multas pagas pelos estabelecimentos irregulares em Petrópolis será investida na aquisição de uma unidade móvel para atendimento itinerante do Procon aos consumidores. Segundo o órgão, um furgão vai conter os equipamentos e funcionalidades necessários ao atendimento. A previsão é de que a unidade entre em funcionamento no início do segundo semestre.
As especificações do Procon Móvel incluem todo o aparato para que o atendimento seja feito em qualquer lugar da cidade, dependendo apenas de espaço para estacionamento. Ele contará com elevadores para acessibilidade, computadores com internet, banco de espera, TV, entradas USB para carregamento de smartphones, conexão wi-fi, além de toldos e mesas com cadeiras para montar uma segunda estrutura do lado de fora.
Petrópolis atualmente conta com duas unidades do órgão de defesa do consumidor. A principal, que fica no Centro, e um polo avançado, localizado em Itaipava. O órgão atende a denúncias de consumidores que tiveram algum problema em suas relações de consumo e sua capacidade de resolver essas demandas é superior a 90%.
“O consumidor, quando chega ao Procon, na maioria das vezes, já esgotou sua capacidade de entendimento com aquela empresa ou prestadora de serviços. É neste momento que nossa equipe entra em campo para tentar resolver as demandas dos usuários. Temos realizados ações itinerantes em diversos locais, mas com uma capacidade de resolução, nesses casos, limitados. Com o veículo móvel daremos um passo importante para um atendimento ainda mais efetivo”, explica o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá.
O Procon Petrópolis também trabalha na elaboração de um aplicativo para smartphone onde o usuário poderá efetuar suas reclamações inserindo fotos e informações sobre a denúncia, acompanhar as demandas pelo número de protocolo, ver seu histórico de atendimento, além de ter acesso ao código de defesa do consumidor diretamente na plataforma.