• Mais músculos na terceira idade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/fev 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Já se foi o tempo que ser idoso era uma condenação à cadeira de balanço. Aposentadoria era sinônimo de fim de carreira e, como dizia Raul Seixas, “Sentar no trono de um apartamento com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar”.

    Já se foi o tempo que musculação para idoso era aquele treininho leve com cabo de vassoura. Novos estudos mostram que a musculação pesada para o idoso, de qualquer idade, é capaz de manter e até aumentar a massa magra (músculos). Tal como a corrida, “faz o idoso sentir-se jovial, aceito em seu grupo social e pela família” Araújo et all. (2015).

    Melhora a autoestima, a confiança, a independência de poder fazer tudo sozinho sem pedir ajuda para carregar suas compras pesadas e, fazer faxina também. Mais músculos tem impacto direto na saúde cardiovascular, na prevenção das doenças não transmissíveis, como diabetes, colesterolemia, osteoporose e alguns tipos de câncer.

    Tal como a corrida, a musculação do idoso inspira os jovens. “Quando eu ficar velho quero ser igual ao senhor”. É gratificante ouvir isso dentro de uma academia. Não é só isso. A qualidade de vida do idoso fisicamente ativo é incomparável. Como sempre cito por aqui. Não importa quantos anos você vai viver. Importa quanto tempo a sua saúde vai durar. Parte disso depende só de você.

    **Literatura Sugerida: ARAUJO, et all. Benefícios da Musculação Sobre a Qualidade de Vida na Terceira idade, (2015).

    Últimas