MPRJ recomenda a 18 municípios que adotem ações de combate à dengue
A expedição foi realizada tendo em vista o aumento dos casos de dengue no Estado do Rio
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) expediu, nesta quinta-feira (08), uma série de recomendações a 18 municípios, cobrando a adoção de medidas de combate ao aumento dos casos de dengue no Estado. Nos documentos, o MPRJ requer, entre outras medidas, a execução das ações dos planos de contingência municipais para o enfrentamento à doença.
As cidades que receberam as recomendações foram: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Maricá, Silva Jardim, Rio Bonito, Itaguaí, Japeri, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Seropédica, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Armação dos Búzios,
Recomendações
Entre as medidas recomendadas estão a intensificação das ações sanitárias de prevenção e controle da dengue, a realização de campanhas de educação destinadas à população, a instalação de salas de situação para integração das ações preventivas e monitoramento de áreas com maior índice de circulação vetorial, além da realização de visita aos imóveis pelos agentes de endemia, inclusive com eventual ingresso compulsório nos termos das legislações locais.
A disponibilização de equipamentos de proteção individual e de aspersão de inseticidas e a investigação ativa dos óbitos que vierem a ocorrer, aplicando-se o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde e a implantação de Comitê Municipal de Investigação de Óbitos por dengue estão entre outras medidas.
As recomendações foram expedidas pelas Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana I e II, e pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio.
Números no Estado do Rio
Os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) mostram que o estado do Rio mantém tendência de aumento na transmissão de casos de dengue, tendo sido registrados, até o final de janeiro, 17.437 casos prováveis da doença, quando o resultado esperado para as quatro primeiras semanas do mês, com base na série histórica dos últimos 10 anos, seria de 3.004 casos prováveis.
Números no país – com informações de g1
Os casos de dengue no Brasil podem atingir um número recorde em 2024 e chegar a 4,2 milhões, segundo informou nesta sexta-feira (09) a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. No ano passado, foram 1,6 milhão.
Até agora, o país já registrou mais de 395 mil casos (prováveis e confirmados) de dengue, com 53 mortes confirmadas. No mesmo período de 2023, haviam sido registrados pouco mais de 93 mil casos.