• Prefeitura esquece e não comemora os 140 anos do Palácio de Cristal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/fev 04:03

    Um dos ícones do turismo na cidade, o Palácio de Cristal completou ontem 140 anos. Mas a data passou em branco. A prefeitura não fez uma programação especial para marcar o aniversário do monumento, que recebe 360 mil pessoas por ano, um dos principais atrativos da  cidade e palco de eventos como a Bauernfest.  E a gente não pode fazer pouco de um espaço que é pura história. Bem antes de existir o Palácio, o local era a Praça da Confluência ou Koblez, projetada pelo  engenheiro Julio Koeler e já recebia os principais eventos petropolitanos, como as exposições de produtos agrícolas e flores e era local de encontro dos colonos germânicos.  O Palácio então foi idealizado para ser palco da efervescência da época e foi construído nas oficinas de St. Sauver-les-Arras, na França, e trazido ao Brasil para ser montado e finalizado.  Foram cinco anos entre pedra fundamental e inauguração, em 1884.

    Nem um parabéns

    Mesmo com a importância histórica, arquitetônica e turística do monumento, não foi cantado um parabéns pela prefeitura, responsável pelo espaço. Há poucos dias, na quarta-feira, foi aniversário de 47 anos do Centro de Cultura Raul de Leoni. E nesta data teve festa: programação comemorativa, bolo e salgadinhos, custo estimado de R$ 5 mil. Já pelos 140 anos do Palácio de Cristal não teve nem um refrigereco com cachorro quente, que dirá uma programação à altura do que o espaço representa para a cidade. Talvez por ser sede do Instituto Municipal de Cultura tenha sido mais fácil lembrar do aniversário do Centro de Cultura.

    Único remanescente da época

    Para ter uma ideia do que ele representa, a sua estrutura foi a primeira pré-fabricada ultimada no Brasil montada pelo engenheiro Eduardo Bonjean. Ele foi inspirado em duas edificações: o Crystal Palace de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. O Crystal Palace,  foi inaugurado em 1º de maio de 1851 pela Rainha Vitória e destruído por um incêndio em 1936. O Palácio de Cristal do Porto, inaugurado em 18 de setembro de 1865 pelo rei dom Luis, foi demolido em 1951. Ou seja, pode ser considerado único remanescente da época. A prefeitura deveria fazer, pelo menos, um ato de desagravo.

    Para desagravar, com essa foto de Renan Piva: “Parabéns pra você, nesta data querida!”. Ao Palácio de Cristal pelos seus 140 anos.

    Tudo em cima da hora

    Não, não se trata de nome de bloco de Carnaval. É o ritmo de organização da prefeitura. Eis que o governo publicou aviso de intenção de contratar por dispensa de licitação empresa de segurança para fornecer 30 pessoas para garantir a tranquilidade do Banho à Fantasia, no Itamarati, no domingo de Carnaval. Mas publicou a intenção no dia 01 de fevereiro com prazo para os interessados enviarem a proposta até a segunda-feira, dia 05.

    Cadê a lixeira que tava aqui?

    Vem acontecendo em vários pontos da cidade: retirada das lixeiras, aquelas verdinhas que, inclusive, não cabem nada.  E, como o hábito faz o monge, o pessoal continua colocando lixo no mesmo lugar, agora nas calçadas. Acontece nos fundos do Petrô, no Valparaíso, e na Floriano Peixoto, em frente à Igreja Internacional da Graça.

    Recursos para APPO

    O ano começou com dificuldades para a  Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos que recebe com carinho dezenas de pessoas e seus familiares em tratamento. Só que a entidade não conseguiu uma reserva de recursos para iniciar 2024 com as contas tranquilas. Por isso está pedindo doações que podem ser feitas pelo Pix na chave pix appo@appo.org.br .

    Contagem

    E Petrópolis está há 268 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Os mecânicos da PetroIta são mais rápidos do que os da Fórmula 1 fazendo pit stop. Menos de 24 horas depois de se acidentar no Morin, na Pedro Ivo, o ônibus 2040, da PetroIta, voltou a circular. Mas foi revisado?

    Mudança de partido

    Tramita no Congresso projeto de lei permitindo ao cidadão pedir a desfiliação partidária eletronicamente. Atualmente, a Lei dos Partidos Políticos exige uma comunicação escrita à legenda e ao juiz eleitoral, resultando no desligamento após dois dias. Com a alteração proposta, o partido terá cinco dias úteis para concluir o processo de forma digital. Para o cidadão comum é uma mão na roda e para os políticos também. Se hoje trocam de legenda como trocam de roupa, com essa facilidade a mudança será na velocidade da luz.

    Matagal

    Tem uma escadaria que liga a Rua Floriano Peixoto à Rua Quissamã, passando pela Rua do Túnel, um atalho e tanto. Mas, ultimamente, só se levar uma foice para ir aparando o matagal no caminho. Pessoal que usa ali pediu pra gente lançar esse socorro porque já tentaram na Comdep e nada.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas