• Chuva forte assusta moradores de áreas de risco: Defesa Civil registrou cinco ocorrências

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2019 13:30

    A chuva que caiu durante a noite de sexta-feira (1) e a madrugada deste sábado na cidade assustou moradores de áreas consideradas de risco. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias informou que, por causa do acumulado de chuva, a sirene da João Xavier foi acionada às 0h20. O ponto de apoio do local – o Salão Paroquial São Paulo Apóstolo – foi aberto, mas nenhum morador foi para o local. O órgão registrou cinco ocorrências nessse período no município. Dois imóveis foram interditados preventivamente na Estrada Mineira – altura do número 871 – após terem sido atingidos por um deslizamento de terra. Ninguém ficou ferido.  Ao todo, quatro moradores passaram a noite em uma Igreja do bairro. Técnicos da Defesa Civil retornam ao local para vistoriar novamente a residência neste sábado. 

    Leia também: Inmet alerta para possibilidade de chuva forte durante o Carnaval

    Também houve quedas de barreiras no Duarte da Silveira – Rua Dr. Arthur Cruz e na Servidão Manuel Borges de Freitas – mas, segundo na Defesa Civil, a ocorrência não deixou imóveis em situação de risco. Houve também a queda parcial de um muro na Rua Juvenal do Amaral no Vila Felipe, que também não atingiu nenhuma construção. Em todos os casos ninguém ficou ferido. Na Av. Barão do Rio Branco duas árvores caíram e deixaram o trânsito em meia pista tanto no sentido Centro quanto no sentido Corrêas.

    De acordo com a Defesa Civil, o Rio Quitandinha transbordou por volta das 23h50 na altura da Rua Coronel Veiga. Uma pessoa que ficou presa dentro de um carro em meio à água foi resgatada pelos bombeiros, sem ferimentos. O trânsito de veículos ficou fechado por cerca de uma hora até que o nível da água baixasse. A Defesa Civil orienta que os motoristas evitem passar pelo local no momento em que ocorrem chuvas fortes e procurem por vias alternativas. 

    Ainda segundo o órgão, com 68 milímetros de chuva em menos de uma hora, as sirenes da Rua João Xavier foram acionadas pouco depois da meia-noite. No mesmo período, na Rua 24 de Maio, foram registrados 48 milímetros. Neste momento, a Defesa Civil está em estado de atenção, já que a previsão é de chuva permanente até domingo (04.03).

    A Defesa Civil orienta à população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado, o que pode ocasionar ocorrências. “É importante que os moradores que vivem em áreas de risco tenham atenção redobrada, já que existe a previsão de mais chuva. A população deve ligar para o 199 e informar caso haja alguma ocorrência”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, reforçando que o contingente de 55 agentes permanece de plantão 24h para realizar os atendimentos a população.

    Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.



    Últimas