• O tempo de Deus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2019 12:40

    “Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?” (Atos 1.6) 

    O tempo é uma preocupação do ser humano. Uns dizem que “o tempo voa”. Outros acham que “o tempo não passa”. Terceiros ainda dizem que “tempo é dinheiro”, que “tempo não se tem, tempo se faz.” Há os que afirmam que “o tempo é de Deus.”

    No Antigo Testamento, Deus prometeu mandar um Salvador para reverter a situação de pecado da humanidade e restaurar o Reino de Deus. Pelo profeta Isaías anunciou que nasceria um Menino Salvador (Isaías 6.6,7). Prometeu justiça e saúde plena, segurança e dignidade para crianças, um mundo sem violências e agressões (Isaías 11.1-10; 42.6,7). Mas quando vem tudo isso?

    Foi uma longa espera para o povo de Israel. Com desvios e desobediência a Deus. Com escravidão e libertação. Com exílio e restauração. 

    Passaram séculos. E todos se perguntavam: “E o Messias prometido, quando virá?” O tempo de Deus não é nosso tempo. E Deus agiu a Seu tempo, no tempo certo. Jesus nasceu como cumprimento das promessas do Antigo Testamento. Mas, mesmo tendo feito muitos milagres, mesmo tendo uma sabedoria e um poder divinos, acabou preso, julgado, torturado, crucificado, morto. E o Reino de Deus? Acabaram os sonhos na cruz? Não, não acabaram, porque Jesus ressuscitou! 

    Jesus se apresentou vivo aos discípulos durante quarenta dias e falou das coisas concernentes ao Reino de Deus (Atos 1.3). Jesus havia completado sua parte. Venceu o mal e a morte. Ensinou a paz, a justiça, o perdão, o amor divinos. Em Jesus o Reino de Deus chegou, mas não em sua totalidade. Ainda não está completo, consumado. Por isso, Jesus nos ensinou a orar “Venha o Teu Reino.” 

    E quando o Reino vai vir definitivamente? Jesus disse aos discípulos e diz a nós: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou para sua exclusiva autoridade.” (Atos 1.7)

    Por que Deus não terminou Sua missão de uma vez? É porque no projeto de Deus veio uma promessa importante: “Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8). Deus quer que façamos a nossa parte. Que sejamos colaboradores de Deus pelo poder do Espírito Santo para colocar sinais do Reino neste mundo. Deus conta conosco!

    Entre a ascensão de Jesus e a sua segunda vinda, quando o Reino de Deus se consumará, não devemos ficar marcando data, marcando tempo no calendário, olhando sinais, mas devemos nos empenhar em cumprir a missão que Deus nos deu: ser Suas testemunhas. Ao invés de ficarmos especulando o tempo do Reino, vamos trabalhar e cooperar com nosso Deus! 

    “Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus. Vamos nós trabalhar e os famintos fartar; para a fonte os sedentos depressa levar! Vamos nós trabalhar, aos perdidos dizer que de deus hoje mesmo o perdão podem ter. No labor, com fervor, a servir a Jesus. Com firmeza e fé e com oração até que volte o bom Senhor.” (Hinário Luterano 1, hino 184)


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas