Ao longo do ano de 2023, 62 alertas de desastres foram emitidos para Petrópolis pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). O número coloca o município como o que mais teve alertas emitidos no último ano em todo o país.
Os 61 comunicados fizeram a cidade ficar à frente de São Paulo, com 56, Manaus, com 49, Belo Horizonte, com 40, e Rio de Janeiro, com 35. Os dados mostram que, dentre os cinco primeiros colocados, apenas Petrópolis não é uma capital. Teresópolis e Nova Friburgo, municípios próximos, apareceram no ranking entre os dez com mais alertas, ambos com 25.
A Cidade Imperial também figurou próxima ao topo na lista das cidades com mais ocorrências de desastres hidrológicos e geohidrológicos, com 18 registros, ficando atrás de Manaus, com 23, e São Paulo, com 18.
Ao todo, o Cemaden emitiu um total de 3.425 alertas para os municípios monitorados ao longo do ano passado, sendo 1.813 alertas hidrológicos e 1.612 alertas geohidrológicos. A instituição monitora, de forma ininterrupta, 1.038 municípios, que representam 18,6% das cidades do país e abrangem 55% da população nacional. O trabalho é realizado por profissionais especialistas das áreas de hidrologia, geodinâmica, meteorologia e vulnerabilidades.