• Petrópolis recebe embaixador da Índia no Encontro Anual de Sânscrito e Cultura Védica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Evento foi realizado no Palácio de Cristal e trouxe palestras, apresentações teatrais e entoação de mantras

    16/jan 10:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Na última quinta-feira (11), mais de 100 pessoas de várias partes do Brasil estiveram no Palácio de Cristal, onde aconteceu o Encontro Anual de Sânscrito e Cultura Védica. O público, formado por apreciadores da cultura védica e alunos do Instituto Vishva Vidya, organizador do evento, participou de palestras de professores renomados da cultura, recitação de mantras ancestrais e apresentações teatrais em sânscrito.

    Foto: Divulgação

    O trabalho feito pelo professor tradicional de Vedanta, Jonas Masetti, em divulgar a cultura védica pelo mundo e promover o estudo de sânscrito a partir de aulas e eventos em Petrópolis, tem o objetivo de trazer ao município autoridades, dar visibilidade e levar o nome da cidade a níveis internacionais.

    Maior representante do governo indiano no Brasil, o embaixador da Índia, Suresh Reddy, participou de todas as atividades do evento. “Esse foi um dos dias mais especiais desde que eu cheguei ao Brasil”, ressaltou.

    Também esteve presente no encontro, representando o Consulado Indiano de São Paulo, a consulesa Jyoti Kiran. O evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura.

    O encontro teve como objetivo difundir a tradição védica através de ensinamentos e atividades culturais. A abertura contou com uma cerimônia Puja para a deusa Saraswati da sabedoria, das artes e da música, e também, com as palavras de incentivo em sânscrito do professor Jonas Masetti aos alunos. Recitação de mantras védicos, cantos e três apresentações teatrais: Ramayana de Valmiki, Shakuntala de Kalidasa e Histórias do Pancatantra também fizeram parte da programação.

    “É uma felicidade ver nossos alunos falarem da importância do conhecimento de sânscrito e da cultura védica para suas vidas. O sânscrito é uma língua ancestral, que é a base de todas as manifestações culturais da tradição védica, por isso nos orgulhamos de já ter alfabetizado milhares de alunos na língua e aprofundado os estudos da gramática com outras centenas. Foi um dia de festa e agradecimentos para nossa Grande Família”, completou Masetti.

    Últimas