• Sobe para 12 o número de mortes devido às chuvas no Rio de Janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/jan 16:36
    Por Maria Julia Souza

    O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informou que já foram registrados mais de 340 salvamentos relacionados às chuvas, desde o último sábado (13), em todo o estado, e confirmou a morte de 12 pessoas. Ainda segundo a corporação, nas últimas 24 horas, foram cerca de 100 ocorrências referentes a salvamentos de pessoas, inundações, cortes de árvores e deslizamentos. 

    Em Ricardo de Albuquerque, um homem foi vítima de um desabamento provocado por um deslizamento de terra, na madrugada do último domingo (14), na Rua Moraes Pinheiro. Em Acari, uma mulher foi encontrada sem vida na Rua Matura, 279, possivelmente vítima de afogamento. Já em Costa Barros, uma mulher foi vítima de soterramento na Estrada de Botafogo.

    Em Nova Iguaçu, o corpo de uma mulher foi encontrado em um rio próximo à rua General Rondon e um homem morreu por afogamento na rua Patricia Cristina, em Vila São Luis. Já em Comendador Soares, próximo à Passarela da Rua Bernardino de Melo, um homem foi encontrado sem vida, com sinais de afogamento. 

    Em São João de Meriti, um homem foi vítima de uma descarga elétrica na Rua Neuza e outro foi vítima de afogamento na Rua Pinto Duarte. Também houve confirmação de um óbito de um homem na Rua Parecis, em Belford Roxo. Em Duque de Caxias, um homem foi vítima de descarga elétrica na Rua Marques de Paranaguá, e outro na Rua Dona Alice Viterbo, em São Bento. Uma mulher foi vítima de afogamento em Saracuruna.

    Há relatos de dois desaparecidos no momento: uma mulher que teria submergido após a queda de um veículo no rio Botas, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo, e um homem que teria sido arrastado pela correnteza no Chapadão. 

    Governo reconhece emergência em mais três cidades

    O governo federal reconheceu situação de emergência em São João do Meriti, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta segunda (15). Pouco antes, também em portaria no DOU extra o governo reconheceu emergência em Belford Roxo e Nova Iguaçu.

    Mais cedo, no início da tarde, havia sido publicada no Diário Oficial a portaria que reconheceu situação de emergência na capital do Estado.

    Monitoramento

    O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

    O risco hidrológico é muito alto nos municípios: Rio de Janeiro, Japeri, Queimados, Seropédica, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Já nas cidades de Laje do Muriaé, Itaperuna, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Teresópolis e Paracambi, o risco é alto.

    O risco geológico é alto nos municípios: Seropédica, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Duque de Caxias, Niterói, Queimados, São Gonçalo, Japeri, Maricá, Belford Roxo, Paraty, Magé, Teresópolis, Angra dos Reis, Nova Iguaçu e Paracambi.

    Previsão

    O cenário atual é de núcleos de chuva moderada a forte nas regiões Serrana e Sul. A previsão para as próximas horas é de pancadas de chuva moderada a forte nas regiões Serrana, Costa Verde, Sul e Baixada Fluminense.

    Últimas