Morreu Dr. Banal, um grande cooperativista
Na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro, deixou nosso plano terrestre um grande médico idealista. Formado em 1973 pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, ainda acadêmico já se destacava como presidente do diretório e nas atividades desportivas como jogador de basquete. Meticuloso e organizado, era representante dos alunos junto à direção da Instituição de Ensino. Segundo-tenente da reserva pois cursou o NPOR trazendo do Exército a organização e o compromisso de fazer o certo. Fez pós-graduação médica em cardiologia na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, serviço do professor Nelson Botelho Reis. Fez também especialização em medicina do trabalho na Feso. Foi um dos fundadores do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Santa Teresa, junto com seu grande amigo Claudio Berardinelli Camargo.
Na saudosa Casa da Providência também trabalhou no CTI. Médico concursado do antigo Inamps, como cardiologista atendeu milhares de pacientes. Foi coordenador de serviços médicos da Golden Cross, de onde saiu para ser o superintendente da Unimed, a convite do Dr. Chekib Antoun, devido ao grande destaque alcançado na medicina de grupo. Gostou tanto, virou estudioso do assunto e, posteriormente, foi eleito por voto direto presidente da Unimed Petrópolis.
Presidente por dois mandatos. Seguiu caminho político indo para a Federação das Unimed do Estado do Rio de Janeiro e depois da Unimed do Brasil, aonde chegou à vice-presidência e a presidência da Unimed Participações, mesmo sendo oriundo de uma pequena cooperativa do interior. Ganhou destaque nacional. Incentivador da fundação CEO, depois Universidade Unimed, atualmente com mais de 80 mil alunos formados e com curso de pós-graduação em gestão de cooperativas sendo realizado em nossa cidade. Foi diretor-geral do Hospital Alcides Carneiro, tendo a auxiliá-lo, no período, outro grande profissional o Dr. João Werneck de Carvalho.
Fundou a Unicred Petrópolis, a terceira do Brasil, com um grupo de 20 amigos oriundos da Unimed. Fundou também a Usimed, que na época surgiu como balizadora dos preços de medicamentos em nossa cidade. Apoiou a criação da Unifop, cooperativa de psicólogos, fisioterapeutas. Parceiro de primeira hora da Umiodonto, cooperativa dos dentistas. Foi determinante na Fundação das Unimeds de Três Rios e Teresópolis, que antes eram ligadas a Petrópolis. Participou ativamente da fundação do Sindicato dos Médicos de Petrópolis e foi presidente e diretor da Sociedade Médica de nossa cidade. Com consultório situado no Valparaíso, curou e minorou o sofrimento de milhares de petropolitanos. Foi um dos grandes incentivadores do movimento cooperativo nacional. No ano em que todos somos Coop, slogan de marketing da Confederação das Cooperativas, ele nos deixa de maneira precoce. A sua esposa professora Miriam Blaso, e a suas filhas Elaine e Cristina, nossos sinceros sentimentos e o agradecimento, por tudo que fez em prol do solidarismo e do cooperativismo. Hoje, junto a outros grandes cooperativistas como Chekib George Antoun, Germano B. Bretz, Julieta Nicolau e outros estará olhando por nós. Banal você continua vivo, nos nossos corações e na eternidade da história da Unimed, pela enorme gama de serviços prestados. Obrigado amigo, Humberto Banal Baptista da Silva, todos estamos de luto.