Conjunto histórico tombado do Colégio Santa Isabel passa por revitalização
O histórico prédio do Colégio Santa Isabel, no Centro de Petrópolis, vem passando por um conjunto de obras para a sua revitalização. O local foi construído no século XIX e tombado no fim do século XX. Quem passa pela Rua do Imperador e observa a imponente fachada, consegue visualizar parte do trabalho que está sendo realizado.
A história do local passa pela chegada das Irmãs de Caridade, vindas do Rio de Janeiro, através do Padre Nicolau Germaine, tendo à frente a irmã Maret. Um chalé foi alugado e, assim, começou a educação e a catequese de crianças necessitadas.
Em pouco tempo, o Colégio Santa Isabel, que assim surgiu, já contava com 100 alunas. Após um tempo, começaram a existir dificuldades financeiras com relação ao espaço e a manutenção, mas o local em que funciona o prédio histórico, na Rua do Imperador, foi cedido em 1870, abrigando a instituição até hoje.
A arquitetura do local é definida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) como neoclássica na fachada com elementos livremente inspirados no vocabulário gótico.