• Carnaval: desfiles de blocos ainda dependem de licença

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/02/2019 12:00

    O prazo está cada dia mais apertado e os blocos de carnaval de rua da cidade podem não desfilar este ano. Sem a certificação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e, consequentemente, sem a autorização dos demais órgãos, a festividade carnavalesca pode não acontecer. 

    Leia também: Pré-Carnaval: Petropolitano traz Beija-Flor para o Baile do Preto e Branco

    Até a tarde desta quarta (20), apenas o Petropolitano F. C e a Cervejaria Bohemia entraram com pedidos de certificação para a realização de eventos durante os dias de carnaval, que ainda estão sendo analisados pelo Corpo de Bombeiros. Nem mesmo os blocos que estão sendo apoiados pela Prefeitura fizeram a solicitação.

    Para obter a certificação, os responsáveis pelos blocos devem encaminhar alguns documentos para o Corpo de Bombeiros. De acordo com a complexidade do evento, são analisados estimativa de público, meios de realização, equipamentos (palco, tendas, equipamento de som) que serão utilizados, ART (atestado de responsabilidade técnica), autorização da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), entre outros. É necessário que os documentos sejam encaminhados com oito dias de antecedência para análise.

    Segundo o comandante do 15º Grupamento Bombeiro Militar, tenente-coronel Ramon Camilo, a listagem com os nomes dos blocos que estiverem de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros serão encaminhados para o Ministério Público e Vara da Infância e Juventude até a próxima semana. Por exclusão, os que não estiverem na lista, não poderão desfilar. 

    O chefe de seção de serviços técnicos, capitão BM Braz, explicou que a análise da documentação é criteriosa justamente para garantir a segurança de quem vai participar dos blocos. 

    “A intenção do Corpo de Bombeiros é primar pela segurança dos foliões desde que o festejo carnavalesco esteja autorizado pelos diversos segmentos de segurança pública, responsáveis em emitir a autorização”, completou o comandante do 15º GBM. 

    Nas quartas-feiras, 15º GBM que fica a Avenida Barão do Rio Branco, 1.957, mantém um plantão de atendimento a população para tirar dúvidas sobre certificações, e para dar entrada em processos, a partir das 13h30. A documentação que deve ser apresentada no Corpo de Bombeiros pode ser consultada no site www.cbmerj.rj.gov.br/. 

    Últimas