O furto de cabos de postes em Petrópolis tem se tornado frequente, assim como é em outras cidades do Rio de Janeiro. No último fim de semana, agentes do 26º BPM prenderam um homem que arrancava cabos na Avenida Dom Pedro I, no Centro, para vender em um ferro velho, assim como já havia prendido outras pessoas pelo mesmo crime.
Segundo a Polícia Militar o combate aos roubos e furtos do patrimônio público e privado, incluindo da fiação do cenário urbano, tem sido uma das principais metas de atuação do comando da corporação desde o ano passado.
De acordo com números passados pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, apenas em 2023, foram apreendidos mais de 26.800 quilos de fios extraídos criminosamente.
A instituição garante que tem se reunido sistematicamente com gestores de concessionárias prestadoras de serviços para ouvir as demandas e traçar estratégia de atuação precisas e efetivas, assim como tem trabalhado com a Polícia Civil e demais órgãos fiscalizadores para interceptar rotas de transição e destacar os pontos de recepção destes materiais.
Para ajudar no trabalho, a PM destaca que a colaboração da população é primordial dentro da estratégia, com o acionamento via Central 190 e App 190 RJ, assim como com o registro dos crimes em delegacias.