• Bauernfest: festa funcionará em três fins de semana, com pausa para Corpus Christi

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/02/2019 09:21

    A data para a realização da 30ª Bauernfest vem deixando preocupados empresários e membros do trade turístico de Petrópolis, que temem perder no número de vendas e público que pode passar pela festa, que neste ano vai contar com uma pausa durante o feriado de Corpus Christi. A proposta definida na última reunião do Comtur foi que o evento ocorra dos dias 14 a 30 de junho, com uma lacuna acordada entre o executivo e a Mitra Diocesana no dia 20 de junho, para a realização da tradicional procissão de Corpus Christi, com montagem dos tapetes. 

    Leia também: Casarão da 13 de maio poderá abrigar mercado

    “Este é um feriado muito forte para a cidade e com particularidade para outro perfil de público: o religioso. Nós tínhamos sugerido a realização da festa dos dias 28 de junho a 14 de julho, sem conflitos com o feriado de Corpus Christi. Ficamos preocupados com o fluxo de pessoas que transitarão pela cidade durante este período. As pessoas precisam de espaço, por isso, havíamos proposto outra data. Que fique claro que não somos contra a realização da festa, apenas demos uma sugestão de alterar, para que as coisas funcionem sem se conflitarem”, explica o presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Samir El Ghaoui. 

    De acordo com o representante da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Guilherme Lacombe, o período que antecede o feriado é fraco de movimentação turística. Com isso, a realização da festa pode potencializar o fluxo de pessoas na cidade. “Acredito que essa pausa de um dia afete pouco no movimento da Bauern. Talvez haja um pequeno prejuízo no movimento, mas o que é inevitável. Temos que olhar a cidade como um todo e pensar que os dias anteriores e após o feriado serão de grande movimento”, contou. 

    O PCVB avalia que realizar a festa do fim de junho até meados de julho seria positivo por estar próximo das datas de faturamento do público esperado para o evento. De acordo com Samir, como nunca ocorreu desta forma, resta esperar as estratégias para que a festa ocorra de forma organizada. “Esses eventos por si só já são grandes. Somados pode potencializar os problemas de trânsito, com o deslocamento de tantas pessoas na cidade. Esperamos que estratégias sejam desenvolvidas pelo setor público, para que tudo seja bom e não comprometa a festa”, diz Samir. 

    No dia 20 de junho, a festa será suspensa e não terá programação realizada para que as tradicionais atividades católicas desta data, sejam promovidas. “Esse é um feriado que realmente mobiliza as pessoas, tem a montagem dos tapetes e existia uma preocupação com relação a isso. Paralisar o dia e respeitar o feriado religioso é necessário. No dia 20 não haverá nenhuma atividade da Bauern na cidade”, conclui Guilherme. 



    Últimas