• Última semana do ano é marcada pela temporada de trocas de presentes no comércio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Consumidores devem ficar atentos às políticas e particularidades de cada loja para efetuar a troca das lembranças recebidas no Natal

    26/12/2023 16:56
    Por Manoelle Rocha

    Esta terça-feira (26), primeiro dia útil após o Natal, é marcada pelo movimento das trocas dos presentes nas lojas. No entanto, é importante o consumidor ficar atento quanto às regras e os prazos específicos de cada loja na hora de substituir os presentes.

    Segundo o Procon Petrópolis, no caso de compras online, o consumidor tem direito ao “arrependimento” da compra e efetuar a devolução do produto em até 7 dias após a chegada da mercadoria, sem qualquer ônus.

    Nas compras em estabelecimentos físicos, não existe a obrigatoriedade de troca, com exceção dos produtos defeituosos. “Nestes casos é importante que o consumidor, antes da compra, se informe sobre as condições de troca, caso exista. Já no caso dos produtos defeituosos, o conserto deve ser feito em até 30 dias e quando o produto for essencial, como geladeira, por exemplo, a troca é imediata”, explicou o procurador Geral do Município, Miguel Barreto.

    Vale ressaltar que não estão previstas no Código de Defesa do Consumidor, trocas por gosto ou tamanho, mas a medida passa a ser obrigatória se no momento da compra o lojista se comprometeu a efetuá-la.

    As regras e particularidades de cada loja em relação às trocas devem ser passadas previamente e de maneira clara aos consumidores, que devem prestar atenção aos prazos e detalhes de cada estabelecimento, para não terem problemas com as lembranças de Natal.  

    Mas, para os comerciantes, realizar esta gentileza é também uma nova oportunidade de cativar os clientes e também uma nova chance de venda, uma vez que, nesta época muitos procuram por roupas, calçados e acessórios novos para passar a virada do ano.

    A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) também orienta os comerciantes sobre a importância do bom atendimento nas trocas de artigos e recomenda que antes de fazer a compra, o consumidor se informe sobre as possibilidades e as condições para trocar o produto como, por exemplo, manter etiqueta, apresentar o cupom fiscal ou cupom de troca.

    O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, explica que, os consumidores se sentem mais seguros e propensos a realizar compras em lojas que oferecem opções de troca e que esta possibilidade além de agradar o comprador, pode ser revertida, posteriormente, a favor do estabelecimento.

    “A troca se transforma em oportunidade. Você vai trocar um presente e acaba optando por levar um artigo mais caro e pagar a diferença ou completar a compra com mais produtos. Vai também do talento do vendedor em aproveitar o cliente dentro da loja e oferecer mais produtos. Estar atento e prestativo na troca garante uma nova venda e fideliza um cliente”, orienta o presidente, Cláudio Mohammad.

    Últimas