As reformas já podem ser enfrentadas
Realmente o sistema político brasileiro é governável sim, como sempre afirmei. A sociedade rejeitou as velhas estruturas. As escolhas para Presidente da Câmara e do Senado vieram a corroborar que poderemos sim, ter uma governabilidade com convencimento em prol do País, sem negociações de varejo.
O enfraquecimento do MDB que derrotado no Senado, com perdas de cadeiras em ambas as casas, com ex-governadores presos e outros investigados, sem qualquer ideologia apostando num consórcio de lideranças, com seus principais caciques derrotados nas urnas, fortalece o presidente Jair Bolsonaro.
É bem possível que a retirada estratégica de Renan, que anteviu sua derrota, tenha sido o marco que escancarou à sociedade o enfraquecimento do MDB. Chega a ser histórico o afastamento do MDB do centro das decisões, algo que não acontecia desde 1985. O tempo vai corroborar esta afirmação. Por outro lado o governo obtém um adversário pragmático, de difícil diálogo, por ser imprevisível e terá que enfrentar esta oposição; de Renan pode-se esperar tudo e mais um pouco.
A vitória para a Presidência do Senado de Davi Alcolumbre (que derrotou Sarney no Amapá para a eleição de Senador) foi uma vitória pessoal de Onyx Lorenzoni e facilita a Presidência no trâmite e agilidade das matérias de interesse do governo. Um final de encontro com a vontade da população, o desejo das ruas teve seu protagonismo. Por outro lado, demonstra-se que Onyx Lorenzoni será um interlocutor de peso e podemos ter uma expectativa concreta de que teremos muito em breve a reforma da previdência. Não enxergo maiores dificuldades para Davi Alcolumbre tocar seu mandato com sucesso.
Abre-se o caminho para se acabar com a promiscuidade partidária. Alimenta-se a urgência de uma reforma política de curto prazo em busca de uma normalidade institucional e fica a cada dia que passa mais clara esta necessidade.
O PT estará mais ameno, até porque politicamente está meio esfacelado e neste momento, em busca de rumos, levará algum tempo para uma adaptação a esta nova realidade que deverá enfrentar.
Vislumbro com otimismo o que o futuro nos trará e me preocupo apenas com os excessos de vaidades de membros do primeiro escalão do governo; mas penso ser um deslumbramento de primeira hora, que muito em breve será superado. Penso que estamos plenamente aptos a enfrentar as tão necessárias reformas.