• O cinquentenário de jogo histórico em Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/12/2023 10:16
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    O futebol de Petrópolis já teve momentos marcantes. Houve até quem ousasse afirmar que o esporte mais popular do mundo teria começado no Brasil na Cidade Imperial. Enfim, polêmicas à parte, no próximo dia 24 vai complementar 50 anos de um dos jogos de despedida feitos por Mané Garrincha. Foi em terra petropolitana que se projetou para o futebol internacional e realizou uma partida no estádio do Cascatinha.

    Centenas de pessoas ignoraram a data – vésperas de Natal – para ver pela última vez, em Petrópolis, o craque que encantou o mundo, Garrincha vestiu a camisa do Cascatinha na partida. Teve banda de música, homenagens e distribuição de autógrafos do jogador que se despede dos gramados após uma carreira marcada por títulos, mas por polêmicas também. A camisa que ele vestiu está em exposição na sala de troféus do Cascatinha, em sua sede social.

    Garrincha se despedia do futebol em Cascatinha.
    Foto: Arquivo Pessoal

    Manoel Neto segue como maior vencedor do Serrano

    O Serrano chegou a sua quarta decisão no futebol profissional neste ano. Porém, o encerramento não foi o que todos esperavam. Com isso, de todas as finais disputadas, o Leão da Serra venceu dois (1992 e 1999), sendo vice em 2016 e em 2023. Dos vencidos, Manoel Neto era o técnico. Além dele, o lateral Wanderson também esteve nas campanhas vitoriosas do clube.

    Manoel Neto segue como técnico mais vitorioso do Serrano.
    Foto: Roberto Marcio

    Sem alarde, São Cristóvão chega a Série B1 do Rio

    O São Cristovão respira outros ares. Depois de chegar a quinta divisão, o São Cristóvão desenvolveu seu futebol nos dois últimos anos e recentemente alcançou a Série B1, ao empatar em 2 a 2 com o Bonsucesso, garantindo-se na final da Série B2 do Campeonato Estadual. O bom trabalho por lá revive os bons tempos do alvinegro, que na segunda década do século passado viveu seu auge, chegando ao título carioca.

    Petropolitana convocada para Mundial de Bolão 16

    A petropolitana Patrícia Bade foi convocada para o Campeonato Mundial de Bolão 16, que vai acontecer em maio, na Alemanha. Ela foi novamente chamada para a disputa da competição mais importante da modalidade. O anúncio, feito em dezembro, obrigará a atleta encurtar suas férias para realizar uma boa preparação e, quem sabe, ajudar a seleção brasileira a conquistar um inédito título.

    Patrícia Bade é novamente chamada para a disputa do Mundial de Bolão 16.
    Foto: Divulgação

    Gestor do Vera Cruz passa 20 dias na Europa fazendo contatos importantes

    O coordenador de futebol do Vera Cruz, Alex Arruda, esteve durante 20 dias na Europa, onde fez contatos importantes visando atrair investidores para o clube petropolitano. Ele esteve na Hungria, onde já jogou e morou por lá, Áustria, Eslovênia, Suíça e Estônia. Arruda admitiu que o azul e branco no Moinho Preto pode vir a se transformar em SAF e prevê crescimento nos próximos anos.

    Alex Arruda esteve na Europa para fazer contatos para o Vera Cruz.
    Foto: Divulgação

    Corrêas aguarda complemento de jogo da semifinal do Estadual

    As fortes chuvas que caíram na noite de sexta-feira no Rio de Janeiro trouxeram transtornos em São Januário, palco do jogo da volta pelo Campeonato Estadual de futsal adulto. A arbitragem interrompeu a partida faltando sete minutos e 41 segundos, por conta de goteiras no ginásio. A Federação do Rio deve marcar nesta segunda uma nova data para o complemento do jogo.

    Em quadra, time petropolitano estava em desvantagem no placar

    Até o adiamento do jogo da semifinal, Vasco e Corrêas empataram em 1 a 1, resultado que, se mantido, classifica a equipe de Petrópolis para a decisão do Campeonato Estadual. Isto porque, no primeiro duelo os correenses impuseram 4 a 1. A expectativa é a de que nesta semana a quadra do clube cruzmaltino esteja em condições de abrigar o prosseguimento da peleja.

    Plano é terminar entre os 15 primeiros da São Silvestre, diz treinador

    O treinador Jorginho Silva, de Petrópolis, segue na preparação de dois atletas para a Corrida Internacional de São Silvestre, que vai acontecer no dia 31 deste mês, em São Paulo. De acordo com ele, tanto Geílson Conceição como Robson Pereira Lima, o Robinho, estão trabalhando muito forte nesta reta final de preparação. “O objetivo dos dois é terminar entre os 15 primeiros da geral”, emendou.

    DOIS TOQUES

    Petrópolis vai inaugurar centros paralímpicos – Nesta segunda-feira, serão lançados os núcleos de referência paralímpico, sendo que o anúncio será feito pelo secretário de esportes, Rafael Simão, às 18 horas, na Casa dos Conselhos.

    Beach tennis terá seu dia em Petrópolis – O dia 10 de setembro marcará em Petrópolis, a partir de agora, o Dia Municipal do Beach Tennis. A data foi instituída pela Lei nº 8.659/2023 por lei de vereador.

    Últimas