• Miguel Pereira se consolida como um dos locais mais procurados por turistas no estado do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2023 17:01
    Por Manoelle Rocha

    A cidade de Miguel Pereira, com pouco mais de 26 mil habitantes, vem ganhando protagonismo quando o assunto é turismo. O pequeno município do interior do estado vem se consolidando em 2023 como um dos destinos mais procurados por turistas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH/RJ), Miguel Pereira teve o maior índice de ocupação hoteleira nos feriados prolongados.

    Levantamento feito pelo setor técnico da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio consta que a ocupação hoteleira no Carnaval ficou em 99,3%; já no feriado de Corpus Christi, a taxa alcançou os 100%. Nos feriados de Tiradentes e de Nossa Senhora Aparecida, a ocupação foi acima de 95%.

    Além do Parque Terra dos Dinos e a Rua Coberta, inaugurados em outubro do ano passado, o município passou a contar neste ano com novos pontos turísticos, como a Rua Torta, Rua do Aroma, Calçadão do Viô, Chão de Estrelas, além da revitalização urbanística das Estações de Portela e Conrado, do Centro Cultural, do Centro de Miguel Pereira e da Vila Operária. Também está em andamento a construção do Espaço do artesão e do agricultor.

    Parque Terra dos Dinos é sucesso de público em Miguel Pereira.
    Foto: Divulgação/Prefeitura de Miguel Pereira

    A cidade, em outubro deste ano, também inaugurou a primeira Maria Fumaça turística a vapor do Estado do Rio. A entrega da locomotiva, que fez parte das comemorações dos 68 anos de Miguel Pereira, resgata uma parte importante da história da cidade, onde há um conjunto ferroviário da RFFSA tombado como patrimônio cultural nacional. A expectativa é que o equipamento transporte 950 mil passageiros por ano.

    Miguel Pereira se consolida como um dos locais mais procurados por turistas no estado do Rio.
    Foto: Philippe Lima

    Investimentos no turismo dão resultado

    Os investimentos no turismo refletem no expressivo aumento da ocupação hoteleira. Antes, a cidade era conhecida por seus pontos turísticos naturais, que eram os principais atrativos da região. Dados da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio constam que de abril a dezembro de 2022, Miguel Pereira teve média de 73% da taxa de ocupação hoteleira.

    Últimas