História e Memória – Cerimônias
Colégio Santa Isabel, Catedral São Pedro de Alcântara, Academia Petropolitana de Letras e Instituto Histórico de Petrópolis
A Comunidade Vicentina – Colégio Santa Isabel, durante o mês de novembro comemorou São Vicente de Paulo, Santa Luisa de Marillac, Santa Catarina Labouré e o encerrou em comovente homenagem a Nossa Senhora das Graças no dia 27.
Agradeço aos céus por esse dia, pois, fui levado a Pia Batismal por meus padrinhos Maria José e José Zainotti e pais Eliza e Waldemiro Rodrigues da Costa, amigos e familiares à Matriz de São Sebastião em Três Rios, no dia da Mãe do Belo Amor quando eu contava quatro meses de meu nascimento. À Doce Mãe fui consagrado. Sou Mariano.
O dia 28 de novembro, terça-feira, no Teatro Afonso Arinos – Centro de Cultura Raul de Leoni, a Academia Petropolitana de Letras seguindo sua rica programação cultural, realizou às 19h, a sessão solene de posse acadêmica do poeta, compositor e ator Marco Aurêh à cadeira número 38, patronímica de Casimiro de Abreu em substituição ao inesquecível confrade professor Fernando Augusto Magno, esposo da Senhora Nicinha e pai de minha afilhada escritora, jornalista e poeta acadêmica Christiane Benaion Magno Michelin.
Importantes pronunciamentos, a começar pela acadêmica Ivone Sol ao discorrer sobre vida e obra do novo confrade, e também, divagou sobre o mundo literário e histórico da A.P.L.
O discurso de Marco Aurêh, além de primoroso foi emoldurado em interpretação artística e incontida emoção, a todos encantou.
Ao final, um show de Marco Aurêh com diversas musicas autorais e outras de seu repertório onde cantou e executou números ao violão e flauta.
A alocução do presidente Leandro Garcia foi arrebatadora ante a beleza vernácula, notável saber e carinho dispensado a todo o quadro acadêmico, ao novel confrade Marco Aurêh e aos convidados.
No dia 2, às 9h, na Catedral, se oficializou a Santa Missa Solene em homenagem e despedida do Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão, nomeado Arcebispo de Fortaleza, Ceará, pelo SS. Papa Francisco cuja posse ocorrerá em 15 de dezembro próximo.
Às 18h do mesmo dia, isto é, 2-12-23, a Academia Petropolitana de Letras, na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura ocorreu a sessão solene de posse do acadêmico, advogado, escritor, ator e poeta Lúcio Carlos dos Santos Gil, doravante titular da cadeira número 16, patronímica de Silvio Romero em substituição ao acadêmico João Roberto Gullino elevado à categoria de Membro Emérito da Arcádia Cultural.
Fui alvejado ante o privilégio e recepcionar Lúcio Carlos dos Santos Gil em nome de nosso panteão.
A confreira e afilhada Andréa Lopes paramentou Lúcio Gil, além de entregar flores às Senhoras Clara, esposa de Lúcio Carlos e à Vera, mãe do novo confrade.
Destaco dentre presentes os representantes consulares Mrs. Sofia Khilji, Mr. Giscard Guilloteau, Mr. James Sparks, Mr. Ryan Pack e Sr. Dilson Lyra Castello-Branco Verçosa Jr., assinalo também, a prença de Caio, filho de Lúcio Gil, familiares, e ainda, os confrades Joaquim Eloy, José Afonso, Carolina Freitas, Miguel Pachá, Luiz Carlos Gomes, Fátima Argon e Marco Aurêh (entregou a láurea acadêmica a Lúcio Gil).
A mesa composta pelo Presidente Leandro Garcia o empossou e conferiu o diploma acadêmico, o Vice-Presidente Cleber Alves e, Primeiro Secretário procedeu ao termo de posse e, este confrade Fernando Costa, Diretor de Relações Públicas e Cerimonial, no ato, também, discorreu em nome do sodalício sobre vida e obra do homenageado Lúcio Gil, atual titular da cadeira 16.
O plenário contou, também, com a presença da Senhora Silvia Guedon, Secretária de Turismo, por si e representando o Prefeito Municipal Rubens Bomtempo, Sra. Tupiara Macareth, representante do IHGB, Dr. Paulo César Guimarães, Diretor da Faculdade de Medicina e representante da UNIFASE, no ato, representou inclusive a confreira Maria Isabel Sá Earp de Rezende Chaves, Drs. Célio Barbosa, Elizabeth e Ana Luzia Costa, Eric Fraga, Dulcina do Valle Pinto, Ana e Fernando Torres, Marta Labanca, acadêmica Ângela França, Maristela Esch e sua mãe Glória, representantes da Família Germânica, imprensa, instituições e convidados.
No domingo, dia 3, Instituto Histórico de Petrópolis, presidido pela professora Ana Cristina Francisco, pediu fosse oficiada pelo Revmo. Pe. Adenilson Silva Ferreira, Pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, a Santa Missa em sufrágio à alma do Imperador Dom Pedro II, em homenagem aos 198 do aniversário natalício de Sua Majestade ocorrido em 2 de dezembro.
Depois da Santa Missa procedeu-se no Mausoléu Imperial significativa cerimônia, discursos, deposição de flores e bênção.
Sua Alteza Imperial e Real Imperador Dom Pedro II há 198 anos veio à luz na cidade do Rio de Janeiro na residência de seus pais Imperatriz Dona Leopoldina e Imperador Dom Pedro I.
A presidente do Instituto Histórico de Petrópolis professora Ana Cristina Francisco abriu a sessão solene e pronunciou eloquente homenagem ao Imperador dom Pedro II.
O Revmo. Padre Adenilson, usou da palavra e, em seguida, procedeu à bênção do Mausoléu Imperial.
A seguir o Casal Dona Patrícia e Dom Pedro Carlos depuseram flores diante do mausoléu de Sua Alteza.
Dom Pedro Carlos Orleans e Bragança discursou em nome da Família Imperial.
Entre os presentes, os representantes da Família Imperial Brasileira Dom Pedro Carlos de Bourbon Orleans e Bragança e esposa Dona Patrícia, Dom Manuel de Bourbon Orleans e Bragança e sua esposa Dona Elizabeth, Dom Francisco de Bourbon Orleans e Bragança e sua esposa Dona Rita e o filho Dom Francisco Theodoro de Orleans e Bragança e sua esposa Dona Mathieu, Dom Antônio de Orleans e Bragança e sua esposa Dona Christine, membros do I.H.P., Dom Pedro Carlos, Maria de Fátima Moraes Argon da Matta, vice-presidente, Marisa Guadalupe Plum, Secretária do IHP, Gastão Reis, Luiz Carlos Gomes, Elizabeth Maller, Graça Duvanel Rodrigues, Vera Abad; presentes, também, o Revmo. Padre Luiz Felipe, Vigário Paroquial, o acadêmico e Defensor Público Cleber Alves, convidados e instituições presentes.
Inesquecíveis cerimônias.
No próximo sábado a Academia Petropolitana de Letras efetivará reunião acadêmica onde serão tratados assuntos administrativos e duas eleições: dois novos acadêmicos e o Prêmio A.P.L. 2023. Parabéns a todos.