• Interessados em negociar dívidas formam fila no Feirão Limpa Nome

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/01/2019 11:11

    A quarta-feira (30), primeiro dia do Feirão Limpa Nome, amanheceu com filas de pessoas dispostas a negociar suas dívidas e regularizar pendências junto ao SPC e ao Serasa. Desde as 7h20, o público começava a chegar e o movimento foi constante durante todo o período da manhã. Até sexta-feira, às 16h, quem quiser regularizar suas pendências com as 19 empresas participantes poderão aproveitar a ação da prefeitura.

    O caseiro Daniel Jerônimo, de 40 anos, chegou cedo, antes mesmo do Feirão ser aberto, às 9h20. Às 10h25 já tinha conseguido negociar com a Oi. “Fui muito bem atendido, muito mais rápido do que imaginei. Tive um problema de cobrança com a Oi TV por conta de cancelamento e os juros acabaram subindo muito. Faz dois anos que estou tentando regularizar essa situação e não consigo e hoje, finalmente, essa situação se resolveu”, declarou.

    As negociações estão sendo acompanhadas pela equipe do Procon Petrópolis e pela OAB, que está auxiliando em dúvidas jurídicas. Todos os acordos realizados também estão sendo homologados pelo órgão de defesa do consumidor. Participam da iniciativa Itaú, Bradesco, Santander, Caixa, Oi, Vivo, Tim, Claro, Enel, Águas do Imperador, Casas Bahia, Ponto Frio, Sky, Net, TechCable, Real Modas, Stela Maris, Bico da Bota e Gisele Jeans.

    “Esse é um trabalho inédito na cidade e que estamos tendo a chance de oportunizar às pessoas que tenham seus nomes regularizados. Constatamos, pelo perfil do usuário do Procon, que a petropolitano quer regularizar sua situação, mas, às vezes, falta oportunidade e esse trabalho está sendo feito, com a redução de juros e opções de parcelamentos para que isso ocorra”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou a abertura do Feirão e as negociações no período da manhã.

    Segundo dados do SPC Brasil, Petrópolis fechou 2018 com 36.762 pessoas com dívidas ou nome negativado, ou seja, 12,25% da população. A ação promovida pelo órgão de defesa do consumidor visa auxiliar nas tratativas entre clientes e empresas, garantindo melhores condições para que as pessoas com dívidas consigam quitar seus débitos e resolver suas pendências. Uma forma de começar o ano sem dívidas.

    “As negociações estão acontecendo bem rápido. As empresas estão oferecendo condições especiais e garantindo ótimas ofertas para o pagamento de contas. Teremos mais dois dias de Feirão e esperamos que as pessoas aproveitem para regularizar suas dívidas”, destaca o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    Para negociar

    Para a negociação, o usuário deve levar um documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e os boletos das dívidas. Ao chegar na sede da prefeitura, ele será direcionado à Casa dos Conselhos, onde as empresas estarão dispostas em estandes. O consumidor irá receber uma senha – de acordo com a empresa para a qual quer a negociação – e aguardará sua vez para ser chamado. Após a negociação, o usuário terá o acordo assinado pelo Procon. Caso ele queira negociar com mais uma empresa, ele poderá fazer após o primeiro acordo ser firmado solicitando uma nova senha.

    Últimas