• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/11/2023 04:20

    Local por onde passam 30 mil pessoas diariamente, o terminal de ônibus urbano do Centro não melhora. Em outubro foi registrada ali uma briga de pessoas em situação de rua, em horário de pico, com muita gente esperando ônibus. Na sequência, teve mais outro caso, aparentemente também de desentendimento entre moradores de rua. Nas duas situações não apareceu nem PM, nem Guarda Civil de imediato.  E há poucos dias, duas mulheres saíram no tapa dentro do ônibus da linha 700- Itaipava, não se sabe o motivo. Elas acabaram levadas para a 105ª Delegacia, no Retiro, por agentes do Segurança Presente que acabara de estrear.

    Tá feia a coisa

    Mas, focando no terminal, o ambiente por mais que seja limpo, não tem nem o aspecto de conforto quando mais a comodidade em si. Quem espera ônibus na beira do rio, em dias de chuva, se molha inteiro. Não tem banco de espera para todo mundo e voltou a ter aqueles bandos de cachorros abandonados no local. 

    Por toda a parte

    Nos terminais de Corrêas e Itaipava a vida não é pouco diferente, não. Lá não tem pessoas em situação de rua, mas é bem pior no quesito limpeza. De banheiros mal conservados à caquinha de pombo que vivem nos telhados, o pessoal enfrenta de um tudo. E as esperas para ônibus rumo aos distritos parecem bem mais longas.

    Mas, por que essas pessoas aguardam dentro do terminal de ônibus com guarda-chuva aberto? É para se proteger de goteiras? Que nada! Pessoal precisa da sombrinha para se proteger do ‘vazamento’ dos pombos. A que ponto chegou…

    Tração animal é melhor

    Com a falência do sistema de transporte público resta ao usuário, além de sofrer, rir. E segundo eles, do jeito que as coisas estão, as charretes podiam voltar. Além do mototáxi poderia haver a charrete-táxi. Faz sentido.

    Contagem

    E Petrópolis está há 193 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Ônibus com ar condicionado da Cidade das Hortênsias: virou tipo um trem turístico. Se bobear a gente entra e nem quer saber pra onde leva a linha. Só pra fazer um bate-volta e escapar do calor. São 13 os ônibus da CDH com ar condicionado. Pessoal da linha 700- Itaipava olha pra esses ônibus escorrendo uma lágrima no canto do olho esquerdo de tanta inveja. Foto de Edson Noronha.

    Aí, Baninho: perdeu!

    Vamos vender pelo mesmo preço que compramos, porque a gente acredita que seja (mais um) balão de ensaio: para a eleição de 2024, Juvenil Reis, ex-Bomtempo e agora sob as asas de Bernardo Rossi, está sendo cotado para ser o vice do Hingo Hammes, sob as bençãos do presidente estadual do Solidariedade, Áureo Ribeiro, do próprio Rossi e do governador Cláudio Castro.

    Volta!

    A Associação Comercial de São Paulo emitiu um manifesto em apoio à volta do horário de verão no Brasil, destacando sua importância histórica e benefícios econômicos.  O apelo é pela economia de energia e pelo impulsionamento dos negócios que ficam abertos até mais tarde. Podia incluir o calorão também porque antecipar em uma hora já aliviaria bastante principalmente para que trabalha nas ruas e para quem viaja de ônibus.

    Mas, gente…

    Sobre o túnel da 16 de Março – que falamos aqui que não vai ter este ano, o que seria um ‘pedido’ dos comerciantes da via – muita gente se manifestou pelas redes sociais e comentando que se fosse pra ser igual ao de 2022 era melhor mesmo ficar sem.

    Olha a água mineral!

    Uma ideia que Águas do Imperador podia copiar: para ajudar os trabalhadores a enfrentar a onda de calor que vem castigando o Rio, a Cedae está servindo água gelada de graça em pontos com grande circulação de pessoas. A ação começou semana passada no Largo da Carioca e foi estendida à Central do Brasil e Madureira. Os ‘aguadeiros’ da Cedae, profissionais conhecidos por distribuir água em grandes eventos, estão ficando nos locais das 7h às 19h. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas