• Coleta de exames de PSA no CTO atinge público recorde em apenas um dia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Resultados estarão disponíveis no CTO a partir do dia 25 de novembro

    13/11/2023 16:47
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A coleta de exames de PSA no Centro de Terapia Oncológica (CTO) alcançou 450 homens, um público recorde da ação que está no quarto ano. A iniciativa, em alusão à campanha Novembro Azul, de conscientização do câncer de próstata, contou com a parceria do Laboratório de Corrêas e da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã do último sábado (11). O resultado dos exames estará disponível no CTO a partir do dia 25 de novembro.

    Para a oncologista do CTO, Carla Ismael, o número de homens que participou da ação foi surpreendente. “É uma iniciativa que vem crescendo a cada ano e ficamos muito felizes com a adesão dos homens. Sabemos que o diagnóstico precoce é fundamental porque está diretamente associado às maiores chances de cura do câncer de próstata e o PSA é um exame importante que auxilia no rastreio da doença, quando associado a outros exames de imagem, como ultrassom e ressonância, além do toque retal”, explica.

    Diretor geral do Laboratório de Corrêas, Denisvaldo Silveira afirmou ter ficado feliz em participar da ação comunitária. “É um momento onde a gente chama os homens acima de 50 anos de idade para o exame de PSA, um marcador prostático que indica alguma infecção no homem e é realmente fundamental para esse diagnóstico inicial do câncer de próstata”, afirma.

    Quem aproveitou a oportunidade foi o professor Renato Lins Junior, de 50 anos. Ele conta que ficou sabendo da ação pela internet. “É uma iniciativa muito importante. A gente tem que se cuidar. Tem aquela tradição de que o homem não se cuida tão bem assim. Eu, na família tenho casos [da doença], meu pai, infelizmente, teve câncer de próstata. Então acho importante me cuidar, prevenir. E o novembro azul está aí para alertar sobre isso”, diz.

    Médico infectologista do CTO e diretor médico do laboratório de Corrêas, Antonio Luiz Chaves Gonçalves destacou que o exame de PSA deve ser um exame de rotina. “É indispensável que todos os homens com mais de 50 anos façam anualmente a coleta do PSA. A partir do momento em que há uma suspeita, em que esse exame tem algum resultado alterado, imediatamente o paciente deve buscar o urologista, que complementa essa investigação. Aliás, é fundamental que os homens façam consultas anualmente com esse médico especialista da saúde do homem”, conclui.

    Últimas