Abertas as inscrições para o curso de Teatro Potencial na Escola Cultural Petrópolis
A Escola Cultural Petrópolis, no Centro, está com inscrições abertas para a oficina de Experimentações em Teatro Potencial, com Leandro Romano, nos dias 25, 26 e 27 deste mês, da 14h às 18h.
Leia também: Circuitos de ecoturismo da cidade têm atraído um número crescente de visitantes
O Teatro Potencial é um método de criação cênica desenvolvido com base nos trabalhos do Oulipo, grupo de literatura experimental surgido na França em 1960, do qual fizeram parte escritores e artistas como Italo Calvino, Marcel Duchamp, Georges Perec, Raymond Queneau, entre outros. O Oulipo tem como princípio a prática da autocensura por meio da escrita sob restrição, ou seja, a aplicação de regras fixas que delimitam a forma de um texto. Um dos grandes exemplos da literatura oulipiana (ou Literatura Potencial) é o romance "O Sumiço", de Georges Perec, em o autor é proibido de usar qualquer palavra que contenha a letra E. Durante a oficina ministrada pelo diretor Leandro Romano, as regras restritivas serão transferidas para o âmbito teatral a partir de jogos de improvisação que estimulam a liberdade criativa dos participantes.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail escolaculturalpetropolis@gmail.com. A Escola Cultural Petrópolis fica na Rua Oscar Weinschenck, nº 300, no Centro.
Detalhes sobre Leandro Romano
Leandro Romano é diretor e produtor teatral. Formado em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, é integrante e fundador da companhia Teatro Voador Não Identificado com a qual concebeu, dirigiu e produziu os espetáculos "Ponto Fraco", "Shuffle", "Tempo Real", "O Processo", "O Figurante", "Último Ancestral Comum" e "As Mil e Uma Noites". Em 2016, dirigiu "Lisboa (e outros títulos aleatórios)" que realizou apresentações no Rio de Janeiro, em Lisboa e no Porto. Pela concepção de "O Processo", foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro na Categoria Inovação.