• Primeiro-ministro de Portugal renuncia ao cargo após ser alvo de investigação policial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/11/2023 12:29
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    *Com informações de CNN Brasil e g1

    O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, renunciou ao cargo nesta terça-feira (07). A decisão veio após a Procuradoria-Geral da República portuguesa anunciar que ele é alvo de uma investigação do Ministério Público sobre projetos irregulares de lítio e hidrogênio verde.

    Em pronunciamento a jornalistas, Costa afirmou que os próximos passos serão anunciados pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, mas adiantou que sua renúncia foi aceita pelo líder português. O primeiro-ministro afirmou estar “totalmente disponível para cooperar” com a Justiça.

    Costa, que liderava um governo de maioria no Parlamento à frente do Partido Socialista, disse que a consciência estava tranquila, mas que não se candidataria ao posto de primeiro-ministro novamente.

    Entenda o caso

    O Ministério Público de Portugal investiga um escândalo de corrupção e tráfico de influência em concessões de exploração de lítio no norte do país, um projeto para a criação de uma central de hidrogênio no porto de Sines e o investimento em um data center na região.

    A suspeita é de que tenham sido cometidos crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva de políticos e tráfico de influência, afirmou o MP português em nota.

    Durante a investigação, os procuradores afirmaram no comunicado que tomaram conhecimento de que os suspeitos usaram o nome e a autoridade de Costa para “desbloquear procedimentos” relacionados com os negócios. Acrescentaram que o Supremo Tribunal analisará o possível papel de Costa nos negócios.

    É o mais recente escândalo que Costa enfrenta desde a controvérsia em torno da companhia aérea estatal TAP, em janeiro.

    Com 60.000 toneladas de reservas conhecidas, Portugal já é o maior produtor europeu de lítio, embora só agora os mineiros estejam se preparando para produzir lítio de qualidade superior, utilizado em carros elétricos e para alimentar aparelhos eletrônicos.

    Últimas