Após polêmica, Prefeitura afasta banheiros químicos de painéis em homenagem a líderes negros
Uma nota de repúdio assinada por integrantes do Afro Serra, Movimento de Resistência da Cultura Negra em Petrópolis, levou a Prefeitura a retirar, na manhã deste sábado (29), banheiros químicos que atendem o público do Natal Imperial da frente de painéis artísticos pintados na área externa do Centro de Informação Turística da Praça da Liberdade. Os banheiros, embora ainda próximos do painel, foram afastados cerca de 50 metros da pintura, ocupando, agora, a lateral de um espaço destinado à prática de esportes e lazer.
O painel tem as figuras de Zumbi dos Palmares, Dandara e Tereza de Benguela. Na nota de repúdio, que foi encaminhada ao Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), assinada pela diretora do grupo, Monica Valverde, o Afro Serra lembrou que a praça onde acontecem alguns eventos da programação do Natal Imperial foi denominada Praça da Liberdade em 1888 porque ali os ex-escravos se reuniam para comprar a liberdade dos companheiros ainda mantidos nas senzalas.
“É justamente neste local, símbolo de resistência da luta do povo negro pela liberdade, nossos heróis negros encontram-se aprisionados, desta vez, atrás de banheiros. A colocação da imagem de nossos heróis negros atrás destes banheiros, demonstra todo o descaso e indiferença do governo municipal pela história de nossos ancestrais”, afirmou a diretora da entidade.