• Brasileiros vão sair de Gaza via Egito, diz chanceler brasileiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/10/2023 21:15
    Por Mateus Fagundes e Beatriz Nogueira, especial para o Broadcast / Estadão

    O ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou nesta sexta-feira, 13, a jornalistas que os brasileiros que estão na Faixa de Gaza sairão da região por meio do Egito. O Brasil negociava um corredor para tirar cidadãos da região, marcada pelo conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

    “O governo brasileiro negociou para que os brasileiros que se encontram em Gaza, possam sair pelo Egito, é a única forma de sair. E sairão neste ônibus que sai amanhã e serão levados até um aeroporto em uma localidade próximo a fronteira, onde um avião da Força Aérea Brasileira está esperando em Roma para poder levá-los de volta”, afirmou Vieira, após reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) terminar sem consenso sobre uma resolução para o conflito.

    Vieira reforçou ainda que a posição do Brasil em relação ao Oriente Médio é de dois Estados independentes em paz. “Presidente Lula manifestou necessidade de corredores humanitários. A vocação pacifista do Brasil foi emitida pelo presidente”, afirmou o chanceler.

    A reunião do Conselho de Segurança da ONU convocada pelo chanceler brasileiro terminou sem nenhuma resolução sobre o conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, em Nova York, e é a segunda reunião chamada para a situação. Atualmente, o Brasil é presidente rotativo do Conselho de Segurança.

    Últimas