• Desabrigados das chuvas de 2004 recebem as chaves da casa própria

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/12/2018 09:00

    O prefeito Bernardo Rossi entregou as chaves da casa própria a 96 famílias desabrigadas das chuvas nesse sábado (22). Os beneficiados são pessoas que perderam residências por causa de chuvas nos distritos desde 2004 e agora vão ocupar o Conjunto Habitacional da Posse. 

    A entrega encerra uma espera de 11 anos, desde que o convênio para construção das moradias foi firmado. 

    As casas foram entregues pela prefeitura e pelo governo do Estado. O município entregou 24 unidades e o Estado 72. Para janeiro, está previsto a entrega de mais 24 apartamentos, segundo informou o município.



    144 unidades 

    O conjunto habitacional da Posse ganhou o nome de Oswaldo Santarsieri Medici. A homenagem é prestada a um dos grandes empresários da região na primeira metade do século XX. Ele era dono da maior fábrica de cerâmica da cidade na época, que funcionava exatamente no terreno onde foram construídas as 144 unidades do conjunto habitacional.

    Dessas, apenas 24 já haviam sido entregues em setembro de 2016 pelo município na administração passada. No entanto, em pouco tempo os moradores passaram a conviver com uma situação bastante incômoda: vazamentos e infiltrações. Isso obrigou a prefeitura a reformar as moradias. São casas como a de Cristiano Mathias, que mora com a esposa e o filho.

    "A reforma ficou boa, agora a casa está 100%. Acabou o problema dos vazamentos, graças a Deus. Eu fico aliviado porque agora não preciso toda vez que me preocupar em ficar limpando minha casa porque sujou por causa do encanamento quebrado", contou.

    Os apartamentos possuem cerca de 40 m², com dois quartos, sala, banheiro e cozinha/área de serviço. Eles são divididos em 12 blocos com três pavimentos de quatro unidades. Dez desses apartamentos são adaptados para pessoas com deficiência. As demais moradias do andar térreo foram destinadas, prioritariamente, para pessoas com mobilidade reduzida.

    A entrega dos apartamentos neste sábado foi acompanhado pelo vice-prefeito Baninho, pelos secretários municipais Ronaldo Medeiros e Denise Quintella, de Obras e Assistência Social; de Educação e Ordem Pública, Márcia de Palma e Djalma Januzzi; pela secretária de Saúde, Fabíola Heck; pelo Procurador Geral do município, Sebastião Médici; pelo secretário-chefe de Gabinete, Renan Campos; o presidente do Inpas, Fernando Fortes e o vereador Jorge Relojão.


    Últimas