• O pinheirinho de Natal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/12/2018 10:20

    Em nossas casas, montamos no Natal o pinheirinho. Num primeiro momento, podemos até perguntar: o que tem o pinheiro de Natal a ver com o menino Jesus nascido numa estrebaria? Aparentemente, nada. Mas, se formos verificar o significado da árvore de Natal, dos seus enfeites, da sua origem, vamos ver que tudo remete a Jesus. 

    A origem da árvore de Natal é atribuída ao reformador Martin Lutero. Conta-se que Lutero voltava para casa numa daqueles terríveis noites geladas no inverno da Alemanha. O Natal estava próximo. Ao caminhar pela noite, Lutero encantou-se com a paisagem. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado, sendo que as estrelas pareciam diamantes brilhando na copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, colocou-o num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas nas pontas dos ramos. Em seguida, arrumou algodão para enfeitá-lo um pouco mais. Pronto, era aquilo que ele vira lá fora. Nascia assim a Árvore de Natal. 

    O simbolismo da árvore de Natal remete ao clima gelado europeu, onde o pinheiro é o único que permanece verde em meio à neve. Assim, também Jesus não pode ser vencido pelo frio da morte – ele permanece vivo sempre!

    As luzes pisca-pisca (antigamente eram velas) que colocamos nos lembram Jesus Cristo, a luz do mundo.

    As bolinhas coloridas nos lembram os belos frutos da árvore viva que é Jesus: amor, perdão, verdade, oração, fé, esperança… As pessoas unidas com Jesus também produzem esses frutos. 

    Os festões coloridos com os quais circundamos a árvore nos lembram o amor de Deus que nos envolve e nos abraça em Jesus. 

    A estrela no alto da árvore nos lembra a estrela que guiou os magos até Jesus. Sem a estrela, eles não saberiam qual caminho seguir. Assim, também Jesus é “a brilhante estrela da manhã” (Apocalipse 22.16), a luz que nos guia para sabermos que caminho percorrer nesta vida para não nos perdermos.

    Quando olharmos para o pinheirinho de Natal, vamos nos lembrar de Jesus, do amor de Deus para conosco e agradecer pela salvação que desceu a este mundo!

    “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)


    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas