• I Festival Folclórico de Petrópolis promete movimentar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos no próximo sábado (30); confira a programação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Um dos lugares mais recompensadores em meio à natureza de Petrópolis receberá, no próximo sábado (30), o I Festival Folclórico do Bonfim. O evento, que promete um resgate da cultura popular brasileira, será realizado pela Rede Bonfim Mais Verde, em parceria com a Kaeté Educação Viva, o Movimento dos Pequenos Agricultores e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

    Com entrada gratuita, o Festival terá uma programação dedicada a oficinas de danças, brincadeiras populares, sarau de poesias, roda de capoeira, contação de histórias indígenas e muito mais. “Montamos uma programação que traz elementos da cultura popular brasileira, tanto na música, quanto na dança e na literatura, promovendo, assim, um encontro com as nossas raízes. Nosso intuito é incentivar outras organizações a realizarem eventos que valorizem os povos originários e toda a  riqueza que temos graças às suas manifestações culturais. Petrópolis é território indígena e quilombola e isso precisa ser valorizado e respeitado.”, conta Nathália Leal, representante da Rede Bonfim Mais Verde e uma das organizadoras do Festival.


    Confira a programação:

    Manhã

    10h – Projeto Aurita;
    10h40 – Contação de Histórias;
    11h30 Circo.

    Tarde

    14h – Capoeira;
    14h às 17h – Perna de Pau e Slackline;
    15h – Oficina de Samba de Roda;
    16h – Show: Cesar Nascimento;
    17h – Quadrilha

    O público terá, ainda, a oportunidade de prestigiar, ao longo do dia, uma feira de produtos locais; uma instalação de arte coletiva, além de um espaço interativo com tintas naturais. Também faz parte da programação do I Festival Folclórico do Bonfim a exposição do Movimento dos Pequenos Agricultores em Petrópolis.  

    Além disso, a partir desta segunda-feira (25), aqueles que desejarem realizar uma apresentação de música, poesia ou dança já podem realizar sua inscrição no sarau do Festival, preenchendo o formulário de inscrição.

    Consciência ambiental – Em relação ao local escolhido para a realização do evento, Nathália destaca a importância da consciência ambiental não apenas dos envolvidos, mas de todos que forem ao Festival. “O Festival será dentro de uma Unidade de Conservação. Por isso, e por acreditarmos no cuidado com o outro e com o planeta, pedimos aos participantes que levem seu kit refeição (copo, talheres e pratinho). Dessa forma, evitaremos produzir mais lixo.”, comenta.

    Vale lembrar que todas as latinhas do evento serão destinadas à reciclagem e o valor arrecadado será inteirado e revertido em apoio financeiro à obra da sede da Associação de Moradores do Bonfim. 

    Foto: Divulgação

    Mais sobre a Rede Bonfim Mais Verde 

    A Rede Bonfim Mais Verde atua há dois anos com atividades relacionadas à agroecologia no Bonfim, em Corrêas. Em diálogo com este trabalho, que reúne a adoção de boas práticas agrícolas, a reconexão com os padrões da natureza e o envolvimento da comunidade e seus saberes, o grupo adotou, este ano, novos eixos de atuação que envolvem ações culturais e sociais. Foi assim que nasceu o I Festival Folclórico. 

    Anote aí: O Festival será no dia 30 de setembro (sábado), das 9h às 17h, na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Petrópolis.

    Como chegar: A portaria da Sede Petrópolis fica no Bonfim, em Corrêas. O acesso principal é feito pela BR-040. Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União Indústria. Para não ter erro, use o Google Maps. 

    Dica extra: Para aproveitar o evento da melhor forma possível, leve dinheiro em espécie. O sinal no local impossibilita a realização de pagamentos via pix / cartão.

    Últimas