• Aplejur

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/12/2018 10:00

    Desde cedo sonhei ver nascer entre as ilustres instituições culturais da cidade de Petrópolis, uma Academia totalmente consagrada às Letras Jurídicas. Quis a Providência Divina que em fins de 11/1995, contatasse os confrades Luiz Felipe M. de M. Francisco, João Francisco, Miguel Pachá, Herbert Cohn, J. L. da Gama Malcher, Antônio Isaias da Costa Abreu e Luiz Gutierrez dando-lhes conhecimento do ideal, objetivo, estudos desenvolvidos, quanto à possibilidade, enfim, o desejo de transformar em realidade o sonho há tanto acalentado. E sob os olhos de Maria Santíssima, nasceu a Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, consubstanciando-se a concretização deste projeto, justamente no Dia da Justiça. Parece ontem o dia 07/12/96, quando um auditório culto e atento assistia à instalação da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas fundada em 08/12/95, data consagrada a N. Sra. da Conceição e à Justiça!

    Inúmeras as autoridades presentes à cerimônia. Petrópolis, vocacionada para arte e a cultura, mais uma vez transformou-se em céu, fez-se plenilúnio. Uma constelação desceu ao chão e fez resplandecer o magnífico palácio, para mim mais belo que o  Olimpo. Na verdade, um valverde que esplandeceu à noite em nossos céus… Confesso-me feliz, mais que isso, emocionado, ao ver um velho sonho realizado. Em 08-12-2018 a Aplejur completou o 23º ano de ininterruptas atividades conduzidas pelas mãos sábias e abrangentes de Ilustres nomes de nossas letras jurídicas. 

    Eis a síntese de seu histórico: Fundação – 08 12-1995 Local da Fundação e sede – Praça da Liberdade, n.º 247  – Casa de Cláudio de Souza. Idealizador e Fundador – Ac. Fernando Antônio de Souza da Costa (Fernando Costa). Cofundadores – Acs: Luiz Felipe Miranda de Medeiros Francisco, João Francisco, Miguel Pachá, Herbert de Souza Cohn, José Lisboa da Gama Malcher, Antônio Izaias da Costa Abreu e Luiz de Gonzaga dos Santos de Gutierrez. Presidente (Período 08-12-95 a 07-12-96) Ac. Fernando A. de Souza da Costa (Fernando Costa) (Período 08-12-96 a 07-12-98) Ac. José Lisboa da Gama Malcher: 2003/2004 Presidente Ac. João Francisco: 2005/2006 Presidente Ac. Sylvio Capanema de Souza.  Em abril  de 2015 a instituição elegeu a atual Diretoria: 2016-2018. Está assim constituída:  Dr. Herbert de Souza Cohn – Presidente – Dr. Sérgio Antônio de Carvalho – Vice-Presidente – Dr. Paulo Machado da Costa e Silva – 1º. Secretário –Dr. Antônio Ricardo Binato de Castro -2º. Secretário –  Dr. Sérgio Antônio de Carvalho –  Tesoureiro –  Dr. Fernando Antônio de Souza da Costa – Relações Públicas e Cerimonial. 

    O Conselho Fiscal foi formado assim: Des. Márcia Cunha Silva Araújo de Carvalho –  Des. Miguel Pachá –  Des. Sylvio Capanema de Souza. A Aplejur prossegue seu destino, tendo por finalidade a cultura jurídica e na consecução de seus objetivos promove cursos, seminários, palestras, conferências, debates, encontros socioculturais, concursos e outras atividades afins. Ressalte-se o inestimável apoio da 3ª Subseção da O.A.B. Petrópolis-RJ através de seu presidente Dr. Marcelo Schaefer e de sua diretoria. É desejo de a Aplejur manter rica, vasta e atualizada biblioteca destinada  a estudos, pesquisas e preservação da vida e obra dos homens das letras que a ela integrem ou não, mas que dediquem-se às letras jurídicas, às teses, arrazoados, ensaios e etc…  Plantada na rocha da tenacidade, firmeza de propósitos e sob a proteção dos céus manterá acesa a inscrição do brasão de Petrópolis “Atiora semper petens”. 

    Últimas