• Unidade de conservação na Serra da Estrela terá conselho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2018 10:00

    O Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela (REVISEST), nova unidade de conservação criada em território petropolitano, terá um conselho para auxiliar o Inea na elaboração de um regimento interno para o refúgio, que integra também as cidades de Magé e Duque de Caxias. 

    O Conselho já tem 32 pessoas, de entidades ligadas ao meio ambiente e que serão empossadas nesta quarta-feira, 12 de dezembro, com local a definir. Segundo Rogério Guimarães, advogado ambientalista, suplente da Associação Nova Monsanta e um dos integrantes, o conselho será importante para auxiliar o trabalho das instituições responsáveis e na elaboração de um regimento interno para o refúgio.

    “O refúgio se une ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Reserva Tinguá e Reserva de Araras, formando um corredor ecológico. É um pedaço da Mata Atlântica rica em fauna e flora. Diferente de uma reserva, a unidade terá visitas controladas e um turismo sustentável”, ressalta o advogado ambientalista. Os membros do conselho já pleiteiam, junto a Concer, uma sede no Belvedere, localizado na descida da Serra.

    A REVISEST – Unidade de conservação que tem como objetivo fundamental proteger as populações silvestres de animais e plantas nativas da Mata Atlântica ameaçadas de extinção da região da Serra da Estrela. 

    A região apresenta fauna e flora riquíssimas, destacando a ocorrência das espécies de fauna sagui-da serra-escuro (Callithrix aurita), mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), gato-domato (Leopardus guttulus), apuim-de-costas-pretas (Touit melanonotus) e de flora, Xaxim (Dicksonia sellowiana), Jussara (Euterpe edulis) e o Cedro Rosa (Cedrela fissilis), além de recursos naturais abundantes, por exemplo, contabilizados cerca de 117 nascentes e a abrangência de 116 quilômetros de cursos d’água (base COGET/INEA) e beleza cênica exuberante com a ocorrência de cachoeiras, mirantes, trilhas, rampas de salto, sítios históricos como a Estrada Real e outros atrativos turísticos

    Últimas