Projeto petropolitano sobre doação de medula óssea participa da primeira edição do The Town
O Projeto Pró-Medula, fundado pela médica petropolitana Gabriela Mesquita, está participando da 1ª edição do festival The Town, que acontece até o dia 10 de setembro, em São Paulo. O evento é realizado pelos mesmos idealizadores do Rock in Rio, que também teve um stand do projeto, nas edições de 2017, 2019 e 2022, com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância do cadastro para a doação de medula, sangue e plaquetas.
Com o tema “O Rock está no Sangue”, o projeto conta com um stand no festival onde os voluntários explicam a importância da doação, como ela é feita e como realizar o cadastro para ser um doador. Atualmente, o Pró-Medula conta com voluntários espalhados pelo país, sendo mais atuantes nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Segundo Anderson Rodrigues, um dos voluntários do projeto, a maioria das pessoas que vão ao stand não sabem como funciona a doação. “A grande maioria [das pessoas] tem uma visão errônea sobre o assunto, muitos nem sabem para quê serve a medula. Não sabem como é simples se cadastrar e, sendo compatível com alguém, como é simples a doação.” conta
Além da participação nos eventos, os voluntários, que em sua maioria são pacientes que receberam medula, doadores e outras pessoas que superaram a doença sem precisar passar pelo transplante, também realizam palestras em empresas, universidades, hospitais, além de realizarem caravanas de cadastro e doação de sangue.
“Ao participar do projeto, passei a dar mais valor a minha vida, aproveitar melhor meus familiares, amigos, amar mais as pessoas. Acompanhando muitos casos, vejo o quanto sou privilegiado de tudo e seria uma injustiça, ingratidão com Deus, não retribuir tudo que ele me proporciona. Por isso, sempre que tenho oportunidade, estou ajudando alguém, plantando o bem.” diz Anderson.
Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o instagram @promedula.