Concessão da BR-040 pode ser dividida em dois trechos
A nova concessão da BR-040 deve ser dividida em duas partes. Uma ligando o Rio a Juiz de Fora e outra entre Juiz de Fora e Belo Horizonte. Em reunião nesta quinta-feira (31), Fecomércio-RJ, Sicomércio Petrópolis e o deputado federal Júlio Lopes discutiram a estruturação do tema, incluindo a implementação de trevos completos em Itaipava e obras de melhorias em pontos como a Baixada Fluminense, conforme previsto na nova modelagem de concessão. Os detalhes foram abordados durante um encontro na Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, em Brasília. Em uma nova reunião de trabalho, em outubro, todos os pontos serão detalhados com equipe técnica do Ministério dos Transportes.
“Foi uma excelente reunião na Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário, revendo uma série de pontos que estão incluídos na nova concessão da BR-040, trecho Rio de Janeiro X Juiz de Fora. Confirmamos boas notícias para Itaipava, como a inclusão de vários trevos completos, além da intenção de conclusão a curto prazo das obras na serra, tanto na pista de subida quanto na de descida. Ficamos ainda mais gratos com a abordagem de pontos de melhoria, inclusive na Baixada Fluminense, e na conexão com a Linha Vermelha. A reunião foi um sucesso e a receptividade do Ministério dos Transportes foi excelente”, disse Delmo Pinho, assessor da presidência da Fecomércio-RJ.
Marcelo Fiorini salientou que uma nova reunião será realizada em 5 de outubro com técnicos do Ministério. “Será um encontro de trabalho específico onde analisaremos ponto a ponto de tudo que foi colocado e solicitado nas audiências públicas e que vai estar previsto neste novo modelo de concessão da BR-040, que está se desenhando o mais rápido possível. As notícias positivas contemplam vários retornos em Itaipava. A expectativa é grande, continuaremos acompanhando de perto”, completou Fiorini.
Nessa quarta-feira (30), Delmo Pinho, Marcelo Fiorini e o deputado federal Júlio Lopes também estiveram em reunião na INFRA – empresa pública responsável por obras e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura e transportes do governo federal, quando reforçaram a necessidade da celeridade no processo de nova concessão para a BR-040 e confirmaram a intenção de divisão no processo: a concessão da BR-040 deverá ser feita em duas partes – primeiramente Rio X Juiz de Fora e Juiz de Fora X Belo Horizonte.