Prêmio Destaque Jurídico 2023
A Câmara Municipal de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, realizou concorrida solenidade no Plenário da Casa Legislativa ao ensejo da Outorga do Prêmio Destaque Jurídico a luminares da justiça em suas diversas categorias e, Prêmio Doutor Osvaldo Cruz, Destaque da Medicina.
Os advogados Doutores Célio Barbosa, Fernando Antônio de Souza da Costa e Elizabeth de Souza da Costa e Oliveira, Membros do Conselho e Comissões da O.A.B-RJ, Petrópolis, estão a celebrar o Jubileu de Ouro em prol do Direito e da Justiça, receberam o mencionado prêmio indicados que foram pelo ilustre Vereador Júnior Paixão e o ofício firmado pelo digníssimo presidente Júnior Coruja.
No dia 11 do mês em curso o Dr. Célio Barbosa foi agraciado, inclusive, com o laurel concedido pela Terceira Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil presidida pelo Doutor Marcelo Gouvêa Schaefer para marcar o Jubileu de Ouro – 50 anos de sua formatura pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis.
Neste mesmo diapasão Fernando iniciou o ano jubilar em se considerando os preparativos para o Jubileu de Ouro de sua Turma de 1974 que ocorrerá em 2024.
A Doutora Elizabeth, integrante da equipe Doutores Costa e Barbosa Advogados, igualmente, decana nas lides jurídicas merece iguais encômios por sua dedicação, competência e relevantes serviços prestados ao município de Petrópolis e arredores.
Nesta oportunidade, Célio compartilha com seus colegas de turma a homenagem que lhe foi prestada e recorda com carinho o dia 12 de dezembro de 1973.
Os bacharéis escolheram o Ministro Antônio Neder Patrono da turma. Houve a celebração da Santa Missa e bênção dos Anéis na Catedral São Pedro de Alcântara presidida pelo Bispo Diocesano e Grão Chanceler da Universidade, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra.
A seguir, a inauguração da placa comemorativa e, às 20h do mesmo dia, a Colação de Grau no Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha. O Paraninfo foi o professor Dr. Gleno de Paiva, dentre os homenageados o Reitor Dom José Fernandes Veloso, o Diretor Dr. Francisco Marcos Rohling, o Professor do Ano Dr. Ivo de Carvalho Werneck e a Homenagem de Honra ao Dr. Ivan Luiz Gontijo.
As Grandes Homenagens couberam, também, aos professores Drs. Araçari Leite Cavalcanti, Carlos Alberto Werneck, Carlos Leal Vieira, domingos Henrique Leal Braune, Dora Martins de Carvalho, Fernando Mibielli de Carvalho, Giancarlo Sandri, Herculano Marcos Borges da Fonseca, Luiz Antônio Campos Pacca Mello, Mário Ferreira dos Reis, Manoel Machado dos Santos, Miguel Pachá, Monsenhor Manoel Pestana Filho, Dom Odilão Moura, Osny Gusman Tavares, Paulo Gomes da Silva, Paulo Machado da Costa e Silva, Rubens Pazos Gonzalez e Sérgio Demoro Hamilton.
Evidente a palavra de gratidão aos pais, mestres e funcionários que foram partes integrantes desse aprendizado e convívio.
É uma honra alcançar o jubileu de ouro como expert nas sendas do notável saber jurídico, muitos se constituíram profissionais liberais, outros, funcionalismo público e alguns alçaram voos à magistratura.
Motivos a celebrar, render graças e abraços. Compartilho, pois, com o amigo, irmão e sócio Célio Barbosa e, neste mesmo fio condutor abraço aos demais colegas André José Kozlowski, (André, para a consternação geral, retornou ao regaço celestial na sexta-feira, dia 27 de janeiro do ano em curso e foi sepultado no dia 28 nesta cidade, a ele homenagens e orações, extensivas aos familiares) Anna Rosa Martorano, Antonieta D’Ângelo, in memoriam, Antônio Geraldo Cardoso Vieira, Armando Luiz Fraga Lauria, Cácio da Rocha, Carlos Alberto Saraiva da Silva, Carlos Alberto de Souza Braga, Carlos Callegario Gomes, Christina Maria Andriolo Mendes, Cláudio Cunha de Almeida, Dorothy Montenegro Lage, in memoriam, Eduardo Ferreira, Eugênio de Freitas Bacci, Eliana de Monte Bohrer, Fernando Nascimento, Fernando Luiz de Pércia Gomes, Geraldo Vicente de Figueiredo Morrissy, Gilberto Grossl, Hamilton César de Castro Carvalho, Hercília Maria do Nascimento, Ignácio Simão Kunrath, Ivam Jacintho da Silva, Joel Guerrieri, Jorge Bragança, José Braga da Costa, José Luiz Veiga Baddini, José Moreira Gomes, José Vicente Tussoli, Luiz Augusto Biasi, Marise Ladvocat de Bustamante Sá, Neise Guimarães Farah, Norma Liège Jucá Echebarra, Orzina Maria Ferreira, Paulo Guilherme Jochem, Ronaldo Azeredo de Araújo, Sérgio Francisco Ferreira, in memoriam, Tarcísio Sebastião Campos e Valdir Araújo dos Santos. Parabéns caríssimos, saúde, paz e longa vida.
O aniversário é vosso, mas, os louros são da comunidade que os abraça.
Fiquemos, pois, com as palavras do filósofo e pensador francês Joubert estampada em vosso convite daquela época, quando disse: “Há, sim, um direito do mais sábio, mas não um direito do mais forte.”