Comércio da Rua Teresa lucra com o feriado prolongado
Os registros de vendas do último fim de semana foram positivos nas lojas da Rua Teresa. O feriadão trouxe muitos turistas para a cidade, que não perderam a oportunidade de passear pelo polo de modas. Porém, o Dia das Mães se aproxima e a procura pelo presente ainda não foi identificada. Promoções também ainda não estão sendo oferecidas para atrair o consumidor às lojas.
O presidente do Sindicato do Comércio (Sicomércio), Marcelo Fiorini, disse que a princípio não se faz promoções no Dia das Mães. “Algumas coisas pontuais estão sendo feitas, como no Serra Shopping, que fizemos um sorteio e terá premiações isoladas”, contou Marcelo, que ainda garantiu que no feriado bons negócios foram registrados. “O movimento melhorou e está vindo o frio. Com essa chegada vai dar uma aquecida no mercado em vista do cenário geral que estávamos vendo nos últimos meses. Já estamos com movimento melhor, pois havia muita gente na cidade devido aos eventos e também ao feriado”, fala.
Para ele, as expectativas de vendas para a data são boas. “Acredito que para a segunda semana vamos ter um movimento bem forte, porque Dia das Mães é o segundo 'Natal' para o comércio”, conta. Embora as boas esperanças, a gerente Eliane Rocha contou que o movimento na loja desde janeiro diminuiu bastante. Para ela, alguns benefícios deveriam ser oferecidos para os clientes que já têm imposições como o pedágio. “Até mesmo guias de turismo estão reclamando. Deveriam oferecer pelo menos o estacionamento”, fala.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou uma pesquisa e, de acordo com os resultados, o volume de vendas para a data deverá registrar recuo de 4,1% frente ao ano anterior. Caso se confirme, este será o pior desempenho desde o início da série, em 2004. Ainda segundo a CNC, comparado a 2014, o ano de 2015 já apresentou uma queda nas vendas de 0,4%.
De acordo Márcia Regina, gerente de uma das lojas, já há alguns anos a Rua Teresa não identifica grande movimento no Dia das Mães. Para ela, o motivo são as novas tecnologias que tiraram o foco das roupas. A vendedora Amanda Pinho também disse que o movimento caiu e a instabilidade da economia é um dos fatores para a baixa procura. “O povo está com medo de comprar e estão dando prioridade a outras coisas. Acho que esta data será de lembrancinhas.