• Governo do Rio estuda instalação da Delegacia da Mulher em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/08/2023 14:21
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Governo do Estado informou que está realizando um estudo técnico para a instalação da primeira Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher – DEAM, em Petrópolis. Na última segunda-feira (07), a Lei Maria da Penha completou 17 anos e, na ocasião, foi lançado pelo governador Cláudio Castro, o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Dentro do pacto estão inclusos os investimentos nas DEAMs.

    O assunto vem sendo acompanhado pelo secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, que como deputado, propôs a instalação da Delegacia Especializada, voltada exclusivamente para atendimento de mulheres vitimas de violência na cidade.
    Foto: Divulgação

    Segundo o Secretário Estadual Bernardo Rossi, o Pacto lançado na última semana é um documento elaborado por 21 secretarias para melhorar a estrutura do Estado para o atendimento às mulheres e que “todos os esforços precisam ser feitos para o enfrentamento à violência contra a mulher”. As DEAMs tem papel importante neste contexto. Com atendimento 24 horas e estrutura especialmente preparada para atender e acolher as mulheres vítimas de violência.

    “O acolhimento é muito importante. Em 2020 trabalhamos para que Petrópolis recebesse a primeira Sala Lilás para atendimento a mulheres vítimas de violência. Hoje, na Secretaria de Governo, meu empenho é para que possamos levar para a cidade a primeira DEAM”, afirma Bernardo.

    Atualmente, Petrópolis conta com um Núcleo de Atendimento à Mulher, que funciona na 105ª DP.

    Rossi acrescentou, também, que defende que cidades da Região Serrana recebam mais núcleos do Programa Mulheres Empoderadas. O projeto do Governo do Estado oferece às mulheres estratégias de prevenção para o enfrentamento a violência, mostra quais são as principais situações de risco de violência, e aponta de que forma prevenir e sair delas através de técnicas esportivas de defesa pessoal.

    Últimas