Festa Literária da Serra Imperial começa nesta quarta-feira
Educação, memória e identidade cultural norteiam as atividades da 3ª edição da FLISI – Festa Literária da Serra Imperial. De 21 a 23 de novembro, o evento, idealizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, oferecerá programação diversa e gratuita. Este ano, a festa terá como tema “A Palavra Encantada: Nossa Língua, Nosso Canto”, com encontros, performances, lançamentos de livros e palestras. Mais de 40 convidados estão confirmados, entre escritores, jornalistas, atores e cantores. O Museu Imperial e o auditório da Casa da Educação Visconde de Mauá são os principais palcos da festa.
A conexão com o público jovem se mantém como farol do evento. A expectativa é de que as plateias sejam formadas majoritariamente por estudantes e professores da Região Serrana. Por isso, durante a FLISI, serão inauguradas três bibliotecas em escolas municipais: Amélia Antunes Rabello – Madame Machado; Professora Maria Campos – Centro; e Dr. Theodor Machado – Vale do Cuiabá, que receberão o nome de Sala de Leitura Graciliano Ramos.
A FLISI terá participação de personalidades como o membro da Academia Brasileira de Letras Antônio Torres; a doutora em musicologia, Maria Alice Volpe; o vicepresidente da Academia Carioca de Letras, Alcmeno Bastos; Maurício Vicente Ferreira, do Museu Imperial; os atores Zezé Motta, Bárbara Paz e Jonatas Faro; Carmem Teresa Elias, do Pen Club; o Dr. em Literatura Brasileira, Leandro Garcia; os jovens escritores Geovani Martins e Marcelo Moutinho; a filha de Vinícius de Moraes, Georgiana de Moraes; o escritor urbano José Andarilho; o artista Ivan Zigg; Catarina Maul, da Casa da Educação; a escritora portuguesa Anna D’Castro; os cantores Juliana Maia, Thalita Villa-Nova, Gabriel Xavier; dentre outros. A programação completa pode ser consultada no site do evento.