• De geração para geração: pai e filhos empreendem juntos em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2023 10:05
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Assim como no universo das profissões tradicionais, onde a inspiração muitas vezes vem dos pais, o empreendedorismo também presencia a influência da figura paterna. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas no Brasil têm perfil familiar. Muitos filhos escolhem seguir os passos dos pais, impulsionando o crescimento de negócios que prometem resistir ao teste do tempo e fortalecendo também os laços familiares. Na semana em que se comemora o Dia dos Pais, os jovens Rhanan e Juliana Rosa, e o pai deles, José Carlos Rosa, contam como essa parceria no trabalho pode ser positiva.

    Há mais de duas décadas, o petropolitano José Carlos iniciava a sua trajetória como empreendedor na Feirinha de Itaipava, revelando um caminho de dedicação e paixão pelo que faz. Seus passos iniciais estabeleceram uma base sólida que hoje se expande não apenas através de seus produtos de fabricação própria, mas também pela inspiração que transmitiu para seus filhos, Rhanan e Juliana. Juntos, eles unem esforços hoje, colaborando lado a lado no empreendimento familiar.

    “Eu escolhi trabalhar ao lado do meu pai desde muito cedo e isso foi uma experiência enriquecedora. Me proporcionou aprendizados e uma vontade enorme de contribuir para o crescimento contínuo da nossa empresa. Além disso, meu pai nos motiva profissionalmente e pessoalmente a ser melhores”, enfatiza Rhanan Rosa, de 27 anos.

    Com duas lojas na Feirinha de Itaipava, José Carlos se dedica à produção de pijamas para adultos e roupas para pets, enquanto seus filhos atuam na parte administrativa dos negócios. Cada membro da família contribui com sua perspectiva única nessa jornada empreendedora, colhendo dessa experiência tanto aprendizados profissionais quanto o fortalecimento de valores que são transmitidos de geração em geração.

    “Eu aprendi tudo o que sei sobre responsabilidade e comprometimento trabalhando com o meu pai. Ele me ensinou que tudo fica mais fácil quando nos propomos a fazer, o que também nos prepara para enfrentar desafios e vencê-los. Ele é uma grande inspiração”, destaca Juliana Rosa, de 19 anos.

    Para José Carlos, saber que os filhos seguiram os seus passos, podendo empreender e aprender juntos no mundo dos negócios é motivo de muito orgulho. Ele fala do segredo do sucesso no empreendedorismo familiar.

    “Eu fico muito feliz por saber que tenho dado bom exemplo aos meus filhos na vida e no trabalho. Acho que amor, respeito e muita dedicação são as chaves para criar um bom ambiente de trabalho em família, empreendendo e buscando em conjunto resultados positivos”, finaliza José Carlos Rosa.

    Feirinha de Itaipava no Dia dos Pais

    Neste domingo (13), a Feirinha funciona normalmente para atender ao público. O polo de moda estará aberto das 10h às 19h.

    Últimas