Botafogo encara o Cruzeiro disposto a aumentar a sua vantagem na liderança
O Campeonato Brasileiro do Botafogo continua sendo espetacular. Líder isolado com 12 pontos à frente do vice Flamengo, o clube carioca vai enfrentar o Cruzeiro neste domingo, às 18h30, no Mineirão, pela 18ª rodada, com ousadia. Já campeão simbólico do primeiro turno, com duas rodadas de antecedência, o time carioca quer ampliar sua vantagem no topo da tabela.
O Botafogo vem de goleada sobre o Coritiba por 4 a 1, dentro de casa, e de uma virada contra o Guaraní-PAR, por 2 a 1, no meio de semana, pelo jogo de ida das oitavas da Copa Sul-Americana. Nem mesmo a troca de comando de Luís Castro por Bruno Lage fez o time oscilar, seguindo no topo com 43 pontos.
Já o Cruzeiro vive sua oscilação no campeonato. Após frequentar o G-6, vem de empate por 3 a 3, fora de casa, contra o Athletico-PR. O time do técnico Pepa não vence há três jogos e ocupa o meio da tabela, em 10º lugar, com 23 pontos. Na última rodada fez uma bela atuação no empate em Curitiba.
No Cruzeiro, o próprio técnico Pepa será um dos desfalques. Suspenso, o português não comandará a equipe na beira de campo, deixando a função para o auxiliar Samuel Correia. O time mineiro ainda terá mais duas baixas por suspensão: o goleiro Rafael Cabral e o atacante Wesley. Com isso, Anderson deve ser o titular no gol, enquanto Bruno Rodrigues, retornando de lesão, deve assumir o ataque. Gilberto volta de suspensão, mesmo porque Henrique Dourado não faz mais parte do elenco, após rescisão de contrato.
Recém-contratado, o zagueiro João Marcelo está regularizado e pode fazer sua estreia. “Ansioso para estrear, ver o Mineirão lotado. Tenho certeza que vamos ser muito felizes juntos. Vi que seria uma oportunidade enorme para mim, em um clube gigante. Estou muito feliz por vestir essa camisa. O torcedor pode esperar muita vontade, muita garra, e eu vou dar minha vida em campo para defender o Cruzeiro.” prometeu o zagueiro.
Pelo lado do Botafogo, o técnico Bruno Lage terá a volta do zagueiro Adryelson, que cumpriu suspensão automática na última rodada. Com isso, Philipe Sampaio retorna a ser opção no banco de reservas. A dúvida está no ataque. Lesionado, o atacante Luis Henrique segue como desfalque do time e abriu a disputa entre Gustavo Sauer e Júnior Santos. Destaque contra o Coritiba, quando marcou dois gols, a tendência é que Sauer siga no time titular.
O time carioca foi campeão simbólico do primeiro turno, porém, o artilheiro Tiquinho Soares rechaçou o título: “Primeiro turno não quer dizer nada. Se em dezembro estivermos com esses pontos aí, é outra coisa. Como sempre falei, o campeonato é muito longo, grandes equipes, pessoal se reforçando também. Não ganhamos nada ainda”, alertou o centroavante, que tem 13 gols no Brasileiro.