• Casarão abandonado na Rua Alberto Torres, no Centro, segue sem expectativa de restauração

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/08/2023 19:50
    Por Enzo Gabriel

    **Matéria atualizada para inclusão do posicionamento da Prefeitura de Petrópolis

    O casarão localizado na esquina das ruas Alberto Torres e Floriano Peixoto encontra-se, há décadas, em estado de completo abandono. Mesmo sendo no Centro da cidade, o local se deteriora cada vez mais e não há qualquer prazo e expectativa de que vá passar por uma restauração em breve.

    O imóvel foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1998, desapropriado pela Prefeitura de Petrópolis e incorporado ao patrimônio do município em 2014. Ainda no mesmo ano, foi divulgado que o local seria recuperado e se tornaria sede do “Corredor Cultural de Petrópolis”. No entanto, o projeto não foi executado.

    Durante todos os anos desde a desapropriação da casa, nenhum projeto foi feito, deixando o imóvel cada vez mais em estado de ruína. Vidros e janelas estão todos quebrados; o espaço é tomado por pombos e há muita sujeira, além de sensação de insegurança em quem passa e mora na área.

    Questionada, a Prefeitura afirmou que busca recursos para a execução do projeto de restauração do imóvel. Informou também que em 2015, assinou um convênio com a Secretaria de Estado de Cultura para a elaboração do projeto executivo de restauro do imóvel e a implantação de uma cinemateca no local, algo que foi feito na época, com o projeto executivo sendo concluído. Porém, nos anos seguintes, não deram sequência.

    Últimas