Prefeitura apela para chamamento público para contratar 375 vagas em hospitais particulares
A prefeitura está bem encrencada – e nós também – para fazer a contratação de 375 leitos em hospitais particulares. Foram realizadas duas licitações – uma para 95 leitos de clínica médica e outra para 280 leitos de longa permanência, custo de R$ 16 milhões no total, mas, não houve hospitais interessados. Novos chamamentos públicos foram abertos agora na esperança de a rede particular contratar com a gestão local, afinal, os nossos hospitais públicos municipais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp não dão conta de toda a demanda pelo SUS. E ainda há uma terceira contratação a ser feita, esta de 12 leitos de UTI que também empacou desde 2020, ainda que a cidade sofra com filas para internação em terapia intensiva e muitas vezes também em clínica médica.
Ué?
A prefeitura anunciou que criou uma comissão, junto com lojistas, para ‘repaginar’ a Rua 16 de Março. Não que a via não mereça, mas ela tá bem melhor do que a Rua Teresa e, afinal de contas, já foi alvo de intervenção há duas décadas, junto com aquela revitalização do Centro Histórico. A repaginada que a prefeitura anunciou não deveria começar pelo mais famoso polo de compras que, inclusive, foi muito prejudicado com as enchentes de 2022?
Novos tapumes
Mas nem a prefeitura leva fé em suas ações. Depois de ter sido dura com os proprietários do antigo prédio do Banco do Brasil, aqui na esquina da Rua Alencar Lima, a gestão Bomtempo anunciou: “Após ação da Prefeitura, antigo prédio do Banco do Brasil receberá novos tapumes”. Novos tapumes? Tá de brincadeira. A pressão é pela reforma do imóvel que está abandonado desde 2012. E é urgente, começando pelo telhado, antes que não sobre nada dentro do prédio que era um dos mais bonitos da cidade.
Contagem
E Petrópolis está há 87 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Um novo capítulo
E sobre a crise no transporte público, a revisão tarifária com nova votação no Conselho Municipal de Trânsito, a partir de uma possível decisão judicial, pode até passar pelo colegiado mais uma vez. E passando, coloca o prefeito Bomtempo em uma saia justa, pois a canetada final é dele e vai ficar carimbada a dupla decisão com pouco intervalo de tempo. Por outro lado, se o Comutran for acionado e a tarifa não passar, qual seria o caminho? Um novo cálculo? Mas como seria possível considerando que 1+1 é sempre 2? Então, a planilha pode estar errada?
Cinco reajustes?
A saia, de fato, vai ficar bem coladinha mesmo. Porque, supondo que o Comutran aprove ou não o reajuste, mas o prefeito decida pela majoração, será a segunda decisão de aumento em poucas semanas. E aí, somando com os outros três reajustes em um ano e meio, seriam cinco canetadas. Pessoal da oposição vai fazer a festa.
Ainda no páreo
O vereador Fred Procópio anda meio ofuscado pelos holofotes que Hingo Hammes acendeu sobre si para anunciar e marcar território como candidato a prefeito em 2024. Mas, Fred ainda não desistiu, não. E leva a vantagem de ter o apoio do vice-governador Thiago Pampolha.
Arbitragem
A Liga Petropolitana de Desportos promove, amanhã e terça-feira, um workshop destinado a todos os árbitros do quadro que atuam na área do futebol, futsal e fut7, com o tema “Alterações nas regras do jogo”. O evento, que contará com profissionais experientes que atuam no país, será realizado na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Petrópolis. O evento antecede o início das competições da LPD, previstas para começar dia 12.
Te cuida, Gilda!
Nesta semana, a advogada Rosângela Stumpf reassumiu a presidência do PSD Petrópolis, cargo que já havia ocupado entre 2019 e 2021. Atuante na vida pública desde 1997, Rosângela já participou de diversas áreas políticas na cidade. Se resolver sair dos bastidores…
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br