Novembro doar: campanha incentiva a doação de sangue em Petrópolis
“A gente enxerga a verdadeira importância da doação de sangue quando está do outro lado. Uma vez que vi meu filho precisando de uma transfusão, percebi o quanto eu também podia ser útil para a vida de alguém.” Esse é o relato da assistente social Márcia Oliveira, de 50 anos. Durante o tratamento de um tumor cerebral no filho, Luciano Costa Oliveira, de 20 anos, a necessidade de utilizar uma transfusão sanguínea apareceu e foi aí que a mãe descobriu o valor que tem o doador.
Em 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, quando se homenageiam aqueles que colocam, em suas rotinas, a missão de salvar vidas. O processo, que dura de 5 a 15 minutos, tem a importância de auxiliar no tratamento de até quatro pessoas, já que o sangue é dividido em três hemocomponentes: plasma, plaquetas e hemácias.
“Todos os dias há uma demanda de cerca de oitenta doadores. Nesta semana, os números vêm sendo de trinta a cinquenta doadores, o que não dá pra atender a todos os locais que atuamos, como as UPAS, o CTO, a Unimed, o Pronto Socorro e o próprio Hospital Santa Teresa”, explica a captadora do HST, Eliane Azevedo.
Além da data em novembro, o Dia do Doador de Sangue foi instituído em 30 de junho de 1964 pelo presidente Castello Branco. A data é o aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. Outra homenagem acontece no dia 14 de junho, quando é o Dia Mundial do Doador de Sangue.
O procedimento dura de 5 a 15 minutos e o local de doação funciona todos os dias, inclusive aos feriados. Vitor Mattos.
“A transfusão tem função vital no atendimento de urgências e emergências. O doar sangue é trazer vida para outras pessoas, é um ato de amor ao próximo. Temos que ser solidários e conscientizar a todos que isso traz benefícios pra sociedade em geral”, pontua Márcia.
Até o dia 30 deste mês, o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, principal da região, realiza a campanha “Novembro Doar”. Com o slogan “Você é aquilo que compartilha”, o espaço vem mobilizando a população petropolitana a comparecer à unidade.
“No sábado, dia 24 de novembro teremos um dia D, quando vamos contar com diversos destaques aqui para nossos doadores. Haverá show com a Tribo de Gonzaga, bolo, música e a presença dos nossos pacientes assistidos e um bate papo sobre a importância deste gesto tão bonito. O doador precisa entender a verdadeira importância dele nesse processo. Se todos enxergarem o quanto podem transformar a vida de outros, será ainda melhor”, conta Eliane. O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa fica na Rua Paulo Afonso, 477, Bingen, e funciona todos os dias, inclusive aos feriados, das 7 h às 18 h. Para doadores, o estacionamento conveniado é oferecido gratuitamente.