• Aprenda a escolher a melhor base para o seu tipo de pele

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/04/2016 13:05

    A preparação de pele é um dos passos fundamentais para uma maquiagem perfeita. O principal item para deixar a pele homogênea e esconder as imperfeições é a base. Hoje, o mercado oferece uma enorme variedade de tipos e cores de base.

    Existem bases líquidas, em bastão, cremosas, em spray, mousse e até mesmo outros produtos como protetores solares e hidratantes que funcionam como base. As cores variam desde simples nomenclaturas como claro, médio e escuro, até siglas envolvendo letras e números. Para escolher a melhor base é importante tomar nota de algumas dicas e truques que os especialistas usam para acertar certo e preparar peles perfeitas.

    Para nunca errar na escolha da base certa, o maquiador Rick Silva orienta que sempre teste a base na altura do queixo ou da bochecha, o que facilita na hora de decidir sobre a tonalidade.

    Já a maquiadora Luci Caldas acredita que não há nenhum mistério para acertar a base certa. “Primeiramente é importante escolher um produto específico para o seu tipo de pele. A cor é sempre a que deixar o seu rosto em harmonia com o colo/pescoço.”


    Escolhendo a cor da base 

    Há certa discordância quando o assunto é como escolher a cor ideal de base. Para alguns especialistas, como é o caso de Rick Silva, a tonalidade tem que estar de acordo com a cor do rosto, que é sempre mais clara que o restante do corpo. “Porque se você toma sol no corpo e protege bem o rosto, ele sempre estará mais claro. Aí na hora de colocar a base, você vai sentir muita diferença em deixá-lo da cor do seu corpo”, explica. Outros especialistas vão de encontro com a opinião de Luci Caldas que acreditam que a cor de base ideal é a que deixa o rosto com uma tonalidade próxima a do restante do corpo. “O rosto é mais claro que o restante do corpo e é sempre bom que a base equilibre as partes”, justifica. A dica para não errar na hora de escolher a cor da base é sempre testar no rosto, nas regiões bochecha, queixo ou no maxilar. “As pessoas têm costume de testar na mão ou no pulso, mas a cor não é igual a do rosto”, explica Rick Silva.


    Os tipos de base e como aplicá-los

    Opções de base não faltam, no entanto, cada textura oferece um resultado diferenciado em cada pele, portanto isso também deve ser levado em consideração na hora da escolha.


    Base líquida

    É mais fácil de aplicar e tem maior cobertura. Ela é ideal para peles secas e com rugas, pois não acumula. Pincel com cerdas sintéticas e os próprios dedos são ótimos instrumentos para aplicá-la.


    Base em mousse

     Não tem uma cobertura tão boa quanto a líquida, mas deixa um acabamento natural. Pode ser usada tanto para peles secas quanto para as oleosas, pois a maioria é oil free. Usar o pincel é a melhor maneira de aplicá- la e, de preferência, os que tenham cerdas sintéticas.


    Base em pó

    Para quem tem pele oleosa, a melhor base é a em pó, já que sua textura ajuda na absorção da oleosidade. Para quem gosta de pele sem brilho, essa também é uma boa opção. Pincéis bem macios de cerdas naturais e esponjinhas ajudam a aplicar a base em pó e deixá-la com um aspecto mais natural.



    Últimas