• Clube 29 de Junho terá representante em sessão na Câmara dos Deputados que irá tratar sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/07/2023 17:40
    Por Enzo Gabriel

    O Clube 29 de Junho irá enviar um representante para a sessão solene que ocorrerá na Câmara dos Deputados, em agosto, quando será anunciado o início das ações nacionais para a comemoração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, que ocorrerá no dia 25 de julho de 2024. O convite ao Clube foi feito pela Comissão Nacional da Sociedade Civil do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, através do deputado federal Marcel Van Hatemm (Novo), organizador do evento. Marcos Carneiro foi escolhido para representar o Clube na sessão.

    Além de Petrópolis, São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, uma cidade de Santa Catarina e uma do Paraná, a serem confirmadas, também terão representantes no evento.

    “A indicação de Petrópolis pelo presidente da comissão, André Rotta, coroa nossos esforços e contribuições efetivas, ao longo dos três últimos anos, para a cultura germânica no Brasil. O Clube 29 de Junho me elegeu como representante, já que além de Conselheiro Fiscal do Clube, estou como conselheiro no Conselho Municipal de Cultura, pelo segmento germânico, no Conselho Municipal de Turismo, pela Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis, e no Comcidade, como suplente pela sociedade civil. Além disso, sou um dos coordenadores, juntamente com Elizabeth Graebner, da Comissão do Bicentenário para o Rio de Janeiro, participando desde 2020, com ela tendo sido oficializada em 2021“, afirma Marcos Carneiro.

    Ainda de acordo com Marcos, faltando cerca de um ano para a data, o objetivo é que ações culturais sejam realizadas durante todo o ano de 2024.

    Datas diferentes

    Apesar da data oficial ser 25 de julho, Nova Friburgo comemora a imigração alemã no dia 3 de maio, por conta de uma leva de imigrantes que chegou na data e ocupou as casas que haviam sido abandonadas pelos suíços, após não se adaptarem.

    Últimas