• PMI de serviços preliminar dos EUA de julho cai a 52,4 e industrial sobe a 49, diz S&P Global

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/07/2023 11:29
    Por Gabriel Tassi Lara / Estadão

    O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu a 52 em julho ante 53,2 em junho. Este é o resultado mais baixo dos últimos cinco meses, segundo os dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 24, pela S&P Global. O número veio abaixo da expectativa dos analistas consultados pela FactSet, que esperavam o número composto em 52,9.

    O PMI de serviços dos EUA também caiu e veio em 52,4 em julho, contra 54,4 no mês passado e abaixo da projeção da FactSet de 53,8. O índice industrial subiu acima do esperado mas continuou em território de contração, em 49. Em junho, o índice indicava 46,3. Os analistas ouvidos pela FactSet previam 46.

    “Julho está vendo uma combinação indesejável de crescimento econômico mais lento, criação de empregos mais fraca, confiança empresarial mais sombria e inflação persistente”, afirmou o economista-chefe da S%P Global, Chris Williamson. Segundo a S&P, a desaceleração no PMI industrial se deve principalmente às restrições nos gastos dos clientes, influenciadas por taxas de juros mais altas, que supostamente reduziram a demanda.

    Últimas