Valor de contratos emergenciais para coleta de lixo em Petrópolis é de mais de R$ 17 milhões
**Correção feita com o valor dos contratos às 16h02
Após o fim do contrato entre o município de Petrópolis e o consórcio Limp-Serra, que realizava a coleta de lixo e a destinação final dos resíduos, dois contratos emergenciais foram firmados para a execução dos serviços na cidade. Pelos 180 dias previstos, o valor estimado do contrato é de mais de R$ 17 milhões.
A empresa que ficará responsável pela execução dos trabalhos é a AM3 Soluções Ambientais e Transporte de Resíduos LTDA, com sede em Duque de Caxias. De acordo com o contrato, a empresa deverá transportar nove mil toneladas para um primeiro local e depois conduzir a mesma quantidade de resíduos para o aterro sanitário.
Os valores estimados para o transporte chegam à quantia total de R$ 10.155.812,64. O pagamento é feito por tonelada transportada, sendo R$ 103,00 o valor da tonelada até o primeiro destino e R$ 85,00 até o aterro sanitário. Com isso, mensalmente, o contrato estabelece o pagamento de R$ 927 mil para o primeiro serviço e R$ 765 mil para o segundo.
O contrato de locação emergencial para a coleta de resíduos tem o valor total de R$ 7.576.958,40. Discriminadamente, 16 caminhões custam R$ 4.448.102,40 pelos seis meses, seis outros caminhões custam R$1.667.952,00, cinco caminhões menores custarão R$ 1.112,904 e um caminhão poliguindaste no valor de R$ 216.230,40. Além disso, 20 caçambas móveis foram locadas no custo de R$ 131.769,60.
Como a validade do contrato emergencial é de 180 dias ou até a realização do processo licitatório, a Prefeitura tem o direito de rescindi-lo a qualquer momento.
Licitações
O contrato com o consórcio Limp-Serra se encerrou na quarta-feira (19). As licitações que seriam realizadas pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) foram suspensas durante o mês de julho. Ainda não há definição sobre quando a companhia será autorizada a retomar os processos licitatórios.