Rede municipal faz campanha de saúde voltada para os homens
Depois do Outubro Rosa, começou na última semana o Novembro Azul 2018, movimento de conscientização sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, em 2018 serão registrados mais de 68 mil novos casos e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer em decorrência da doença.
O objetivo da campanha, que chegou ao Brasil em 2018 e é lembrado internacionalmente do dia 17 de novembro, é alertar os homens para a necessidade de realizar os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível.
No Brasil, o Novembro Azul foi iniciado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de acabar com o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Campanha em Petrópolis
Na cidade, a programação será nas unidades de Saúde de Petrópolis. As equipes de todos os postos estão sendo orientadas sobre como levar a conscientização e os cuidados da Saúde do Homem aos pacientes da rede. Neste ano, a Secretaria de Saúde promete focar nas ações para levar os homens aos postos de saúde. Para isso, usam o que chamam de pré-natal do homem, um projeto que visa oferecer a eles atendimentos de saúde no momento em que acompanham a a gestação da mulher.
As ações foram incluídas no Novembro Azul por proposta do Conselho Municipal de Saúde, que discutiu o tema em sua comissão com membros da sociedade civil e do governo. O chamado pré-natal masculino consiste em uma conscientização sobre a importância destes cuidados em um momento em que o homem está acompanhando a companheira em consultas médicas durante a gestação. De janeiro a agosto deste ano, a Área Técnica de Saúde do Homem registrou que 13.787 homens buscaram algum tipo de atendimento nas unidades básicas de Saúde (UBSs) do município. Este número representa apenas 27% do total de mulheres que procuraram acompanhamento com profissionais de Saúde. No mesmo período, 51.041 mulheres que foram às UBSs.
Todas as unidades de Saúde do município podem fazer o primeiro atendimento para avaliação e encaminhamento para tratamento especializado. Atualmente, o município conta com duas clínicas conveniadas que realizam tratamento contra o câncer de próstata: a Uromedic e a Urologistas Associados de Petrópolis (UAP). Tratamento O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata possui índice de cura de até 90%. Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável que o homem procure um oncologista, para que possam decidir juntos pelo melhor tratamento.
Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 13 mil mortes causadas pelo tumor. A falta de informação, preconceito e vergonha leva o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. Segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, o Novembro Azul 2018 terá ainda mais visibilidade, pois será veiculada uma campanha em diversos canais de TV aberta e por assinatura; emissoras de rádio; mídia impressa e mobiliário urbano. O tema da campanha, criada pela agência paulista 4/12, é “A vida não e um jogo”, associando a ele várias mensagens de incentivo para que os homens cuidem da saúde e façam os exames preventivos.