Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo realiza XXII Capítulo Geral em Petrópolis
Entre os dias 15 e 23 de julho, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo realizará o XXII Capítulo Geral Eletivo em Petrópolis. Fundada em 1906, a congregação segue a Regra da Terceira Ordem de São Francisco da Penitência e tem como missão o amparo a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O Capítulo Geral é um momento de reflexão, decisões e eleições dentro da congregação religiosa. Inspirado no tema “Amparo, Conversão, Comunhão e Missão”, o evento ocorre em sintonia com a caminhada sinodal da Igreja Católica. Durante o Capítulo, será eleita a nova Superiora Geral, sucedendo a Irmã Silma Maria de Araújo-cfa.
A congregação foi fundada em Petrópolis em 1906 pela Irmã Francisca Pia, com raízes na Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, criada em 1871 pelo Padre João Francisco de Siqueira Andrade. O Padre Siqueira, conhecido como Apóstolo da Caridade, tinha como objetivo oferecer amparo e educação às meninas órfãs e desfavorecidas, sendo o pioneiro na criação dessa instituição de ensino.
Atualmente, a congregação realiza o Projeto de Cortesia Siqueirana, fundamentado na “Educação do Coração”, buscando transmitir valores como amor, respeito ao Ser Supremo e ao próximo. O trabalho da congregação se destaca pelo cuidado e acolhimento às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O XXII Capítulo Geral representa um momento importante para a congregação, reafirmando seu compromisso com a missão de amparo e educação, seguindo o legado do Padre Siqueira.